Notícias Fei

Astrofísico da FEI explica importância da missão Artemis, que levará humanidade de volta à Lua após 50 anos

Astrofísico da FEI explica importância da missão Artemis, que levará humanidade de volta à Lua após 50 anos


  01/09/2022

Para Cássio Barbosa, docente da FEI, programa da Nasa deve impulsionar novas tecnologias de exploração espacial e reacender interesse do público

Após um breve adiamento por conta de problemas no hidrogênio líquido de um de seus motores, a missão Artemis 1 tem duas novas possíveis datas para ter seu lançamento, segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana: neste sábado, 3 de setembro, ou segunda-feira, dia 5, caso as condições técnicas e climáticas permitam.

“Tudo em uma missão como a Artemis precisa ser realizado com o máximo de diligência para que planejamentos de quase duas décadas e bilhões de dólares investidos não sejam desperdiçados. Contudo, o lançamento da Artemis 1, que não será tripulado, é apenas o primeiro passo de uma série de testes até 2025, no qual veremos as capacidades e potenciais riscos de um retorno ao solo lunar desde que estivemos lá pela última vez, em 1972, com a Apollo 17”, conta o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI.

De acordo com o docente FEIano, os dois principais pontos de atenção para a Nasa neste primeiro lançamento da Artemis são o seu megafoguete e a cápsula onde eventualmente estarão os astronautas da agência. “Chamado de Space Launch System, ou SLS (em português, Sistema de Lançamento Espacial) é o foguete mais potente já criado, ele será capaz de lançar a Órion, a nave no topo do foguete que terá astronautas um dia, para uma viagem ao redor da Lua, a cerca 384 mil quilômetros, e retornar. O desafio será estabelecer uma operação de lançamento e retorno que o torne reutilizável em suas próximas missões”, explica ele, ressaltando que estão previstas seis etapas, de 1 até 6, para o desenvolvimento total do SLS nos próximos três anos.

Quanto à Órion, que estará ocupada na Artemis 1 por bonecos com diversos sensores, as observações serão focadas no funcionamento da integração do Módulo de Serviço Europeu (ESM), construído pela Airbus, aos módulos de Serviço e Comando, feitos pela Lockheed Martin. “Até o momento, segundo a Nasa, a Órion tem muito de seus sistemas aviônicos e eletrônicos já montados. Mas os testes ambientais e de ciclos térmicos, sua capacidade estrutural de resistir à reentrada na Terra – aquecida a milhares de graus Celsius e com perspectiva de um enorme impacto na água – serão mostradas agora em condições reais”, aponta o professor Cássio.

A diversidade na missão Artemis e planos para ir além da lua

A primeira missão de fato tripulada da Artemis com o intento de pisar na Lua deve ocorrer apenas em 2025, mas a Nasa já aposta em uma composição de equipe de até quatro tripulantes marcada pela diversidade, segundo o astrofísico da FEI. “Há um interesse real em tornar esse retorno humano à Lua mais alinhado aos valores da Nasa e da sociedade do século XXI, promovendo uma visão diversificada para o futuro da exploração espacial. Já é garantido, conforme anunciado, que ao menos um dos astronautas da missão será uma mulher e outro não será caucasiano.”, afirma.

Pisar na lua novamente, após 50 anos, será algo novo e com uma perspectiva completamente diferente em uma era na qual a exploração espacial tem agora aspectos comerciais, com empresas como SpaceX e Blue Origin disputando novos domínios, esclarece o professor. “O que a Artemis propõe, apesar de parecer repetido, são novos capítulos da nossa jornada às estrelas, como colocar um satélite na órbita da Lua e criar uma base para habitação humana, coisas que serão essenciais para entender como avançarmos para outros planetas”, finaliza Barbosa.

Confira outras reportagens e artigos científicos publicados pelo professor Cássio Barbosa na coluna Observatório.