FEI Portas Abertas 2022: Instituição abre campus e laboratórios para mostrar na prática projetos e pesquisas em gestão, inovação e tecnologia

02/05/2022

Em sua 12ª edição, evento recebe público e estudantes para atividades interativas, experimentos e palestras que dialogam com as megatendências e soluções do futuro

Indústria 4.0, Realidade Virtual, Internet das Coisas, robótica, carros elétricos e novos modelos de negócios, entre muitos outros temas em inovação, tecnologia e gestão, marcarão presença no FEI Portas Abertas 2022. O evento gratuito, que ocorre no próximo dia 14 de maio, tem como proposta oferecer estudantes do ensino fundamental e médio, além de todos os interessados, a possibilidade de conhecerem o campus e os laboratórios da FEI por meio da participação didática em experimentos, atividades interativas e palestras.

As atividades desta 12ª edição são organizadas por professores, colaboradores e alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Engenharia de Robôs, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica (ênfases: Eletrônica, Computadores e Telecomunicações), Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Automobilística, Engenharia de Produção e Engenharia Química.

Com foco nas megatendências globais, com uso da inovação para as soluções do futuro, a programação traz ações como o FEI Imersiva, na qual os participantes poderão utilizar óculos para Realidade Virtual e Aumentada para interagir com avatares e hologramas espalhados pela FEI. Também será possível interagir com robôs humanoides, small-size e de serviços, a exemplo da Hera, uma unidade autônoma e inteligente desenvolvida pelos alunos da FEI para assistência em ambientes domésticos e de serviços em geral. Também estão inclusas na programação atividades que envolvem gestão via metaverso, com uma experiência totalmente interativa para os participantes.

Entre outras iniciativas, o evento ainda conta com apresentações de projetos premiados nacional e internacionalmente. Entre eles, o Fórmula FEI Elétrico, o primeiro carro elétrico de corrida do Brasil, e o Fórmula FEI H2, que é movido a célula hidrogênio.

Contato com o estudo das megatendências no universo FEIano

Vice-reitor e coordenador do curso de Engenharia de Robôs da FEI, o único do País, o professor Flavio Tonidandel explica que o FEI Portas Abertas é uma chance para jovens que desejam trilhar uma carreira voltada para a ciência, novas tecnologias, gestão e inovação   entrarem em contato com todo o potencial da instituição. "Mais do que encantar com todos os experimentos e atividades em nossos diversos laboratórios, nosso objetivo também é aproximar o público das soluções hoje pesquisadas e desenvolvidas para as megatendências que irão impactar o mundo, os mercados e as indústrias, áreas nas quais preparamos nossos alunos para atuar e empreender globalmente”, conta.

De acordo com ele, as temáticas preponderantes do presente também serão debatidas nas palestras com os professores e pesquisadores da Instituição. “Por isso, o evento terá apresentações e demonstrações práticas em questões como a criação de algoritmos para negócios, eletrificação da mobilidade, automação industrial, novos materiais de construção etc. Os estudantes que vislumbram conhecer ou seguir carreiras em Engenharias, Administração e Ciência da Computação, poderão não apenas ver, mas também interagir com o que há de mais moderno nestas áreas, compreendendo melhor a importância dessas carreiras para o mundo, a sociedade e suas vidas profissionais”, diz o docente.

Serviço – Portas Abertas FEI 2022

Evento gratuito e aberto ao público
Data e horário: Sábado, 14 de maio, das 9h às 16h.
Endereço: Campus São Bernardo do Campo – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972-B - Assunção, São Bernardo do Campo – SP
Inscrições: abertas para pessoas interessadas e escolas no site
Programação completa: clique aqui

Contatos para dúvidas e informações:
WhatsApp – (11) 945905447
E-mail - portasabertas@fei.edu.br

Vestibular FEI 2º semestre 2022

Para os estudantes interessados em viver essa realidade, a FEI também está com inscrições abertas para o Vestibular 2º semestre de 2022, nos cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharias: Automação e Controle, Civil, Elétrica, Mecânica, Produção, Química e a única graduação em Engenharia de Robôs no País.

Os candidatos que optarem pelo ingresso por meio da prova online ou presencial podem se inscrever até o dia 5 de junho de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 90 reais. Já os interessados em ingressar com a nota do ENEM, podem se inscrever até o dia 26 de junho, com taxa de inscrição no valor de R$ 50 reais, podendo ser paga via cartão ou boleto bancário. Além destas, a FEI também disponibiliza mais duas formas de entrada: processo internacional ou por meio de transferência/portador de diploma.

As inscrições podem ser realizadas diretamente pelo site da FEI. Na mesma página, a instituição também disponibiliza o Manual do Candidato, que contém informações detalhadas sobre cada processo e também sobre as matrículas.