Notícias Fei

Economia de combustível: professor da FEI concede dicas para os motoristas

Economia de combustível: professor da FEI concede dicas para os motoristas


  18/03/2022

Cléber Gomes, do curso de Engenharia Mecânica, falou em entrevista algumas maneiras práticas de economizar combustível

Recentemente, a Petrobras, empresa que regula o preço do combustível no país, anunciou um aumento nos preços do diesel e da gasolina, gerando a necessidade de economizar por parte dos motoristas. O assunto se tornou pauta no Bom Dia SP, programa veiculado pela TV Globo, que consultou o professor Cléber Gomes, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, para explicar algumas pequenas mudanças quem podem gerar um grande impacto no dia a dia.

Em entrevista, o especialista falou sobre um cálculo simples que o condutor do veículo pode fazer para saber qual o tipo de combustível compensa mais no momento de abastecer. “Com a gasolina, você roda mais quilômetros do que com o etanol. Então, para compensar, o etanol precisa ser mais barato para que você possa abastecer com álcool e percorrer a mesma distância”, afirmou.

 

Confira a entrevista ping-pong feita com o professor Cléber Gomes.

 

Repórter: O que podemos fazer para economizar na hora de dirigir?

 Professor: Calibrar o pneu do veículo pode melhorar o consumo em até 10%, ou seja, ao não verificar regularmente a pressão dos pneus, você pode deteriorar o consumo de combustível.

 

Repórter: O ar-condicionado aumenta o consumo? Existe uma média desse aumento?

Professor: Em veículos comerciais o aumento chega a ser de até 20%, já num veículo de passeio a porcentagem tende a ser um pouco menor, mas de qualquer forma, é possível perceber no consumo.

 

Repórter: Professor, o que vale mais a pena, fazer um caminho mais longo, porém com menos paradas ou um caminho mais curto que você tenha a necessidade de frear mais vezes?

Professor: De maneira geral, o ideal é que o motorista opte pelo trajeto onde você consiga ter menos frenagens, pois essa opção acaba fazendo que o veículo tenha menos perdas durante o caminho.

 

Outra dica de leitura

Aproveite para conferir também outra participação do professor Cléber Gomes no FEI na mídia, em uma entrevista concedida para o programa Autoesporte, transmitido pela Rádio CBN. Na ocasião, o especialista foi convidado para falar sobre a instalação do Kit GNV e quais medidas de segurança são necessárias.