Notícias Fei

Kit GNV: em entrevista na Rádio CBN, professor da FEI fala sobre segurança necessária no processo de instalação

Kit GNV: em entrevista na Rádio CBN, professor da FEI fala sobre segurança necessária no processo de instalação


  04/01/2022

Cleber Gomes, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, ressaltou como prevenir acidentes com uso do equipamento

Nos últimos meses, uma tendência começou a surgir no Brasil, o uso do Kit GNV. Segundo a Secretária Nacional de Trânsito do Ministério de Infraestrutura, são mais de 163 mil carros que instalaram o “Kit Gás”, entre os meses de janeiro e setembro de 2021 - o que representa um aumento de 88% nos últimos dois anos, conforme apuração feita pela equipe de reportagem do programa Autoesporte, transmitido pela Rádio CBN. Na ocasião, o professor Cleber Gomes, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, foi consultado como fonte principal para falar sobre os cuidados necessários que o motorista deve ter ao instalar o equipamento no veículo.

Durante a entrevista, o especialista afirmou que desde que a instalação seja feita dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos de controle, não existe nenhum risco iminente para a segurança. “Uma vez feito dentro dos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), ele é totalmente seguro. A instalação feita de forma correta e, principalmente, realizando as devidas inspeções e certificações, se torna mais uma alternativa, além do etanol e da gasolina, de se abastecer”, destacou.

O professor da FEI ressaltou, ainda, alguns cuidados que devem ser tomados pelos motoristas. “Uma vez que você tenha o Kit GNV, é importante que sejam seguidos todos os elementos de segurança, colocados como regra por oficinas credenciadas”, afirmou.

Além da segurança, a qualidade do equipamento é outro ponto essencial que o motorista deve verificar. De acordo com o professor da FEI, para prevenir possíveis falhas de equipamento, é necessário requalificar o cilindro dentro do prazo estabelecido. “Existe a necessidade de requalificar os cilindros a cada 5 anos, ou seja, tanto o dono do veículo, o dono do posto de abastecimento e a sociedade como um todo precisam ter a consciência de que essas avaliações periódicas não estão ali simplesmente para multar quem não fez, mas sim para colocar todos em segurança”, finalizou.

 

Economia de combustível

Com o preço do combustível cada vez mais caro para o bolso do consumidor, toda dica para se economizar se torna valiosa. Aproveite para conferir também a participação do professor Rafael Serralvo, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, em uma reportagem especial transmitida no SP1. Em entrevista, o especialista destacou os principais cuidados que devem ser tomados com a manutenção dos veículos e que podem ajudar a economizar. Saiba mais acessando o portal “FEI na mídia” em nosso site!