Notícias Fei

Domingo Espetacular: professor da FEI foi fonte para reportagem especial exibida na Record TV

Domingo Espetacular: professor da FEI foi fonte para reportagem especial exibida na Record TV


  01/02/2022

Jairo de Lima Souza, do curso de Engenharia Mecânica, falou sobre os perigos que arqueamento de caminhões oferece para motoristas

Uma situação que tem sido comum nas estradas brasileiras chamou atenção dos grandes veículos de mídia no início da semana. No último domingo (30) o professor da FEI, Jairo de Lima Souza, do curso de Engenharia Mecânica, foi consultado como fonte pelo programa Domingo Espetacular, exibido pela Record TV, para falar sobre a prática do "arqueamento de caminhões" e o alto risco que esta alteração no chassi do veículo pode trazer à vida do caminhoneiro e aos demais motoristas.

 “O caminhão se tornará mais instável, pois o centro de gravidade do veículo se altera e, com isso, a carga sobre o eixo dianteiro aumenta. Este crescimento pode gerar instabilidade em curvas, principalmente em situações de chuva, causando possíveis escorregamentos laterais”, afirmou.

Outro ponto importante abordado pelo professor Jairo, é sobre o perigo que motoristas de veículos menores, como carros (por exemplo), estão sujeitos em caso de uma colisão com caminhões arqueados. “O automóvel nunca deve entrar debaixo da estrutura do caminhão. O formato original o qual a estrutura possui, serve justamente para proteger a vida dos passageiros. Caso a parte traseira do caminhão esteja levantada e ocorra uma colisão, pode haver até mesmo fatalidades”, ressaltou o docente da FEI.

A matéria completa conta com explicações didáticas do professor sobre as consequências aos outros veículos nas estradas, em caso de colisão com caminhões adulterados, além de vídeos que simulam os estragos causados. Para conferir, basta clicar no link abaixo: 

 Outras sugestões de leitura: 

O professor Jairo de Lima Souza também foi fonte para outra matéria, desta vez, produzida pelo jornal O Estado de S. Paulo, sobre a eficácia dos aditivos automotivos que são oferecidos no mercado. O especialista comentou, ainda, sobre quais benefícios esses produtos podem proporcionar ao seu veículo. Para conferir a matéria completa, acesse o portal “FEI na mídia” em nosso site!