Notícias Fei

Aditivos Automotivos: em entrevista, professor da FEI fala sobre eficácia dos produtos oferecidos no mercado

Aditivos Automotivos: em entrevista, professor da FEI fala sobre eficácia dos produtos oferecidos no mercado


  27/01/2022

Jairo de Lima Souza, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, foi fonte para reportagem especial no jornal O Estado de S. Paulo

Uma situação muito comum no dia a dia é parar para abastecer o carro, ou até mesmo trocar o óleo do motor e o frentista oferecer aditivos. Mas, você já parou para pensar na real eficácia dos aditivos? E quais benefícios ele pode trazer ao veículo? Para responder essas e outras questões sobre o tema, a equipe de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo conversou com o professor da FEI, Jairo de Lima Souza, do curso de Engenharia Mecânica.

Durante a entrevista, o especialista destacou os variados tipos de aditivos que podem ser usados nos carros. “Os principais são do sistema de arrefecimento, de combustíveis e de lubrificantes”, explicou o docente. Segundo ele, estes tipos de produtos têm a função de conferir propriedades físico-químicas, que são definidas pelas próprias montadoras, específicas aos fluidos nos quais são adicionados. “O aditivo para o sistema de arrefecimento, por exemplo, ajuda a controlar a acidificação do líquido, além de aumentar a temperatura de ebulição do fluído e proteger o motor contra cavitação, gerando maior eficiência na troca de calor e em altas temperaturas”, afirmou.

 

Cuidado com a “empurroterapia”

O professor da FEI alerta, ainda, que a prática da “empurroterapia” (quando o vendedor tenta convencer o consumidor a comprar determinado produto) permanece sendo algo comum em diversos estabelecimentos. “É importante ficar alerta, pois muitas montadoras oferecem prazos de garantia estendidos e o uso de aditivo não aprovado pela empresa pode causar a perda dessa cobertura extra”, alertou o docente da FEI.

Para conferir a entrevista completa do professor Jairo de Lima Souza, basta clicar no vídeo abaixo: 

Outro ponto interessante para se analisar é sobre como os aditivos podem ou não melhorar ou ampliar a vida útil do carro e trazer benefícios ao veículo. Em uma reportagem especial no jornal O Estado de S. Paulo, o professor Ronaldo Gonçalves dos Santos, do curso de Engenharia Química da FEI, explicou quais componentes presentes no combustível podem fornecer vantagens para o motor. Confira no site!