Déficit no mercado provoca onda de oportunidades para profissionais de Ciência da Computação e TI

20/10/2021

Em alta demanda e busca por perfis qualificados, professor da FEI destaca habilidades esperadas de profissionais para o setor

Na última terça-feira (19), celebramos o dia do Cientista da Computação e do profissional de tecnologia, mas não é de hoje que esse segmento apresenta um crescimento expressivo. Com a aceleração da transformação digital, potencializada pela pandemia de COVID-19, o profissional de tecnologia ganhou ainda mais destaque e relevância em empresas de diversos setores.

Atualmente, o Brasil figura como 10º maior mercado de tecnologia em todo o mundo. Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicam a abertura de 70 mil novas vagas anuais, entre 2019 e 2024, contra 46 mil alunos formados por ano no mesmo período – um déficit de 24 mil profissionais de TI.

O coordenador do curso de graduação em Ciência da Computação da FEI, Plínio Aquino, afirma que desde 2006, o mercado já sofria com a falta de profissionais qualificados e buscava por alunos ainda em formação para suprir essa necessidade.

E não é apenas o Brasil que enfrenta a escassez de mão de obra qualificada em TI. Segundo a consultoria de mercado IDC, há um déficit de 570 mil profissionais do segmento, em todo o mundo, apenas em 2021.

Os dados mostram que os profissionais de tecnologia navegam em um oceano de oportunidades de trabalho no Brasil e no exterior. Países como Estados Unidos, Canadá, Portugal e Alemanha são alguns dos mais procurados por brasileiros e possuem políticas de incentivo para atrair profissionais de área.

Além dos conhecimentos técnicos, os profissionais de tecnologia precisam desenvolver outras habilidades. “Observamos que o mercado demanda cada vez mais profissionais que tenham capacidade analítica, visão sistêmica e habilidades de relacionamento, para que possam utilizar os seus conhecimentos em tecnologia e dados para promover soluções efetivas para os negócios”, afirma Aquino.

Curso de Ciência da Computação na FEI

A crescente busca por profissionais qualificados impacta na procura por cursos de formação na área de tecnologia, que também segue em alta.

O curso de Ciência da Computação da FEI é considerado o 2º melhor de São Paulo e o 6º mais bem conceituado do Brasil entre as instituições particulares, de acordo com a avaliação da Folha RUF 2019. As inscrições para o vestibular 2022 já estão abertas: https://portal.fei.edu.br/vestibular-geral, agora também com a opção do curso diurno (vespertino) para os ingressantes.