Abastecer o tanque do carro está ficando cada vez mais caro para o bolso dos brasileiros. Com o preço do combustível variando entre R$ 4,990 e R$ 7,189, toda dica de economia torna-se ainda mais valiosa para os motoristas. O tema virou notícia no programa SP1, transmitido pela TV Globo, que conversou com o professor Rafael Serralvo, do curso de Engenharia Mecânica da FEI em uma entrevista realizada no último dia 23 de setembro.
Dentre as principais dicas, o professor destacou os cuidados que devem ser tomados com a manutenção do veículo. “O motorista precisa sempre ficar atento com o calendário de manutenção. Esse calendário específico fica no manual do proprietário e inclui diversos itens de manutenção, de troca de óleo e filtros”, explicou.
Além destes, o professor também comentou sobre a importância de ter sempre atenção a alguns dos sinais emitidos pelo próprio carro. “É importante observar a quilometragem e tempo do carro. Porque, muitas vezes, você não rodou uma quilometragem tão grande assim, mas passou o ano em que o óleo tem um vencimento. Então, é importante ter atenção com isso. Tem também a questão das suas percepções com o carro, se ele está emitindo algum barulho diferente. Normalmente, aparece uma sinalização no painel, indicando que há algum problema. Qualquer tipo de indicação que houver, leve o seu veículo para uma concessionária ou oficina de confiança para diagnosticar qual é esse problema”, afirmou.
E essa não é a primeira vez que o professor Rafael Serralvo é consultado como fonte para o tema na imprensa. Em reportagens anteriores, o especialista da FEI também já destacou outras dicas práticas para o dia a dia e que podem ser valiosas para o motorista que busca por alternativas de economia no consumo de combustíveis. Aproveite para conferir mais informações sobre o tema no FEI na Mídia em nosso site.