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Programas e Projetos

Fórmula FEI

O projeto Fórmula SAE BRASIL é uma iniciativa voltada a estudantes de engenharia, com o objetivo de proporcionar uma experiência prática e completa no desenvolvimento de um carro tipo fórmula. Desde a concepção até a construção e testes, os alunos são responsáveis por todas as etapas, aplicando conhecimentos teóricos em um ambiente real de engenharia.

Na FEI, os integrantes contam com o apoio de professores e a infraestrutura dos laboratórios da instituição, utilizando tecnologias de ponta e ferramentas avançadas. A cada ciclo, são desafiados a inovar — seja na busca por materiais mais leves e resistentes, no desenvolvimento de sistemas de combustão mais eficientes, ou na criação de soluções aerodinâmicas que maximizem o desempenho na pista.

AEsse trabalho culmina na participação nas competições da Fórmula SAE BRASIL, parte de uma iniciativa internacional criada há mais de 20 anos nos EUA e presente no Brasil desde 2004. Nelas, equipes universitárias apresentam seus projetos e são avaliadas por engenheiros da indústria automotiva em critérios como projeto, desempenho, eficiência e inovação.

Mais do que competir, os estudantes ganham visibilidade no setor automotivo e oportunidades de crescimento profissional. Muitos acabam sendo recrutados por grandes montadoras e empresas que acompanham de perto o evento.

A equipe Formula FEI é uma das mais tradicionais e bem-sucedidas do país, com um histórico de excelência: já conquistou 7 títulos nacionais na categoria Combustão e 2 na categoria Elétrico, refletindo o alto nível técnico, dedicação e espírito inovador de seus membros. Além de mais de 8 competições no internacional, sendo elas em Michigan ou Lincoln.

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Informações Técnicas

Tipo Fórmula
Chassi Tubular utilizando aço 1020 e fibra de carbono + honeycomb
Suspensão Duplo A, com anti-roll bar
Freio Disco nas 4 rodas
Transmissão 5 marchas, utilizando diferencial Drexler
Motor Yamaha 450cc
Carroceria Fibra de carbono, visando menor peso e aerodinâmica
Aerodinâmica Asa dianteira e traseira
Eletrônica Segurança e telemetria

Equipe

  • Alexandre Oliveira Barbosa
  • Artur Gonzalez dos Santos
  • Breno Borges
  • Caio da Luz de Freitas
  • Catharine Giampietro Cora
  • Cezar Tadau Miuza
  • Erik Tetsuya Futigami
  • Fábio Mori
  • Guilherme Luis Picolotte
  • Igor Soares Campanário
  • Irisllany da Cruz Matias
  • Isabela Bueno Manis
  • João Bruno Palermo
  • João Victor Oliveira de Jesus
  • José Tadeu Chechi Júnior
  • José Victor Alvarez de Morais
  • Leonardo Dias Poscolere
  • Letícia Terumi Joaquim
  • Lucas Resende Ferreira
  • Lucas Yoiti Ikegami de Abreu
  • Matheus Silva Santos
  • Matheus Soares Eisenmann
  • Pedro Ventura Rodrigues
  • Pietro Mandetta
  • Renato Zerbinatti Raduan
  • Rodrigo Zwieskowski de Aguilar
  • Sylvio Rubens Juliane Neto
  • Victor Hugo Vasconcelos
  • Vitor Leal Kamikava
  • Vitória Acosta Lopes Martin Migliano
  • Xu You Ming

Competições

O Fórmula SAE International teve início nos Estados Unidos em 1981, substituindo uma versão anterior chamada Mini-Indy, alavancada pela carência de engenheiros especializados em veículos de alta performance. Foi impulsionada pelas três grandes montadoras Americanas, General Motors, Ford e Chrysler, que viram nessa competição uma oportunidade única de garimpar novos engenheiros para suas equipes. Esse apoio se fortaleceu com o tempo e as empresas ficaram plenamente satisfeitas com os estudantes que eram contratados. Com o passar dos anos, diversas empresas se uniram as "Três Grandes" e, além de contratar alunos, ainda desenvolveram produtos específicos para o Fórmula SAE.

No Brasil a competição foi criada em 2004, e, assim como as outras provas promovidas pela entidade, tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula.

Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing. Meses antes da competição, os estudantes enviam para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto. Os relatórios são avaliados por engenheiros especialistas, e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos. Já durante a competição, nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro apresentado no projeto equivale com o apresentado no evento. As provas dinâmicas são realizadas no segundo dia do evento. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, de maneira a garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição. As equipes melhor classificadas ganham o direito de representar o Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA.

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