Mais Informações

Você deve concordar, antes de continuar.

Agende uma Visita

Como você conheceu a FEI?

OBS: A FEI entrará em contato para confirmar a visita

Programas e Projetos

FEI Compósitos Avançados (SAMPE)

No FEI Compósitos Avançados, os alunos devem projetar e construir vigas de material compósito que devem suportar uma determinada carga e ser a mais leve possível. O projeto é avaliado e validado por uma banca formada por profissionais respeitados da Indústria.

Os compósitos são fabricados em fibra de carbono ou fibra de vidro ou fibras naturais com resina polimérica e as vigas podem apresentar diferentes perfis, como por exemplo: perfil em i, perfil quadrado, etc.

Esta atividade cria forte interação aluno-indústria e promove o desenvolvimento de várias competências, como a criatividade, trabalho em grupo, gestão de projeto, simulação computacional do comportamento mecânico, inovação em processamento de materiais compósitos e seleção de materiais específicos. Os alunos devem procurar soluções inovadoras para a redução do peso da peça, fator muito desafiador. À frente da coordenação do projeto na FEI está o professor William Naville, do Departamento de Eng. de Materiais.

Principais competições

Desafio Acadêmico da Ponte “Student Bridge Contest”, promovido pela SAMPE- Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos (Desafio Nacional e Desafio Internacional).

Alunos Membros

• Ana Luisa Aguiar da Silva
• Cindy Saraiva Tavares Barduchi
• Gabriel Alexandre Hilario Molnar
• Jefferson Silva Pereira dos Santos
• Mariana Bigai Silvério
• Pierina Alice Fracasso
• Suellen Cristina dos Reis
• Lucas Maluf Rojo
• Matheus Marazzo
• Jacqueline Matsuda Augustini
• Paulo Roberto Zebellini De Sá

Prêmios recebidos

Desafio Nacional: O FEI de Compósitos é pentacampeão nacional (2014/2016/2017/2018/2019).

A equipe foi vencedora do Desafio Acadêmico em Compósitos SAMPE Brasil 2019 e se classificou para o Desafio Mundial nos Estados Unidos, cuja data foi postergada para 2021 devido a pandemia.

Desafio Internacional: A equipe FEI de Compósitos Avançados foi vencedora em duas categorias no Desafio Internacional "Sudent Bridge Contest 2019", promovido pelo SAMPE ocorrido no dia 22/05/2019, em Charlotte, EUA.

A equipe competiu em 5 categorias e obteve?2 primeiros lugares, 2 terceiros lugares e 1 quinto lugar, resultando no?terceiro lugar na classificação geral.

sobre o projeto