Mais Informações

Você deve concordar, antes de continuar.

Agende uma Visita

Como você conheceu a FEI?






OBS: A FEI entrará em contato para confirmar a visita

Programas e Projetos

Cursinho FEI

Como instituição de inspiração jesuíta, o Centro Universitário FEI entende ser parte de sua missão promover o bem comum, colocando as competências de sua comunidade acadêmica a serviço da construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Foi com essa visão o Departamento de Ciências Sociais da FEI criou o Cursinho FEI. Um projeto que tem como objetivo principal auxiliar jovens matriculados no 3º ano do ensino médio de escolas públicas de São Bernardo do Campo a prosseguir seus estudos, preparando-os para prestar exames vestibulares ou o Enem.

De forma gratuita, as aulas de revisão dos principais conteúdos abordados no Enem e em vestibulares são dadas por alunos da FEI, sob a orientação de professores do Centro Universitário. Além das aulas regulares, o Cursinho FEI também promove atividades complementares de caráter cultural, artístico ou esportivo.

O Cursinho também contribui para a formação acadêmica dos próprios alunos da FEI, envolvidos no projeto, pois esse voluntariado promove oportunidades para o crescimento do senso crítico e da autonomia dos estudantes, colaborando para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade.

As atividades são desenvolvidas no campus da FEI, em São Bernardo do Campo, de segunda a sexta, das 17h20 às 20h50.

Histórico

O projeto teve início em 2013, quando professores e alunos da FEI promoveram cursos de férias a jovens em situação de vulnerabilidade social provenientes de instituições vizinhas ao Centro Universitário. Depois disso, em 2014, foram propostas aulas semanais de Português e Matemática aos sábados pela manhã.

Em 2015, com o nome de “Reforço Escolar”, foi firmado o primeiro contato com duas escolas estaduais da região e, por sugestão dos próprios alunos, começou-se a oferecer também aulas de Física e Química. Em 2016, foram incorporadas as disciplinas de Inglês e História.

O projeto passou a adotar o nome “Cursinho FEI” no final de 2016, ampliando também a divulgação da proposta nas escolas da região. Em 2017, foram atendidos 60 alunos provenientes de 9 diferentes escolas parceiras, com aulas de 8 diferentes disciplinas. Atualmente, a equipe responsável conta com cerca de 20 alunos da FEI, ministrando 10 disciplinas e orientados por 8 professores de diferentes departamentos da instituição.

Saiba Mais

Página Oficial do Cursinho FEI Cursinho FEI no Facebook

Mais informações
sobre o projeto