Programas e Projetos

AIChE FEI

Fundado em setembro de 2019, o AIChE FEI é o 12º capítulo estudantil a surgir no Brasil e o segundo no Estado de São Paulo. Desde então, a FEI faz parte do grupo seleto de IES do AIChE (American Institute of Chemical Engeneers), a maior instituição de engenheiros químicos do mundo, que tem como principal foco desenvolver trabalhos, pesquisas e projetos de cunho acadêmico, social e profissional para competições regionais, nacionais e internacionais. No Brasil só existem somente 14 universidades ligadas ao American Institute of Chemical Engineers e a FEI é uma delas.

O capítulo estudantil AIChE FEI objetiva proporcionar oportunidades de formação complementar aos alunos. Atualmente, a equipe já acumula prêmios de reconhecimento nacional e internacional. Em 2020 e 2022, o AIChE FEI conquistou o prêmio “Outstanding Student Chapter Award”, que é concedido aos capítulos estudantis de maior destaque no mundo, pelo Instituto Americano de Engenheiros Químicos, além de ser também tricampeã nacional na Chem-E-Car Competition, nos anos de 2020, 2021 e 2022.

O Capítulo Estudantil da FEI também é campeão em outras três competições tradicionais: ChemE Jeopardy Competition, AIChE Paper Competition e AIChE Poster Competition. Na Poster Competition, a equipe FEIana acumula títulos em 1º, 2º e 3º lugar. Já na Paper Competition, o AIChE FEI também é destaque com o título de 1º lugar na competição. Por fim, na ChemE Jeopardy, o Capítulo Estudantil da FEI também é destaque, com o título de 3º lugar na competição realizada em 2022.


Competições

Anualmente ocorre a 'Student Regional Conference', eventos que recebem os graduandos de Engenharia de diversos países. As conferências contam com palestrantes, workshops, stands de companhias nacionais e multinacionais para a realização de network, competições e outras atividades.

O capítulo estudantil vencedor de cada competição na 'Student Regional Conference', conquista a oportunidade de representar o Brasil na 'AIChE Annual Student Conference', que se trata de uma conferência similar, porém, em grande escala. Nela, ocorre a etapa mundial das disputas, onde os classificados do mundo todo estão presentes.

Chem-E-Car Competition

A Competição Chem-E-Car baseia-se no projeto e construção do protótipo de um carro movido a energia de fonte química. Tal veículo deve percorrer uma certa distância (15 a 30 metros), tendo que parar de forma segura em uma marca determinada. A competição conta com a etapa de apresentação do projeto e inspeção de segurança.

O grande desafio da competição, as especificidades mencionadas acima só são informadas aos competidores no momento da disputa, cabendo aos estudantes saber controlar as variáveis utilizadas de modo a atender aos critérios.

ChemE Jeopardy Competition

ChemE Jeopardy é uma competição de perguntas e respostas inspirada no programa de televisão "Jeopardy!". Nele, os temas são apresentados como respostas e os concorrentes devem formular a pergunta correspondente a cada participante.

O diferencial é que os temas são quase todos relacionados ao universo da Engenharia Química. Desta forma, os participantes são estimulados a revisar assuntos estudados durante o curso de forma dinâmica e lúdica.

Poster and Paper Competition

A Competição de Pôster é baseada em uma sessão de apresentação exclusiva para estudantes de graduação, que possuam um projeto ou pesquisas realizadas na universidade ou no estágio. Os pôsteres são avaliados por uma banca de juízes, engenheiros químicos da indústria e da área acadêmica.

A Competição de Paper é semelhante à do pôster, porém, o recurso visual utilizado é eletrônico, com apresentação de slides.


Mais informações
sobre o projeto

Mais Informações

Você deve concordar, antes de continuar.

Agende uma Visita

Como você conheceu a FEI?






OBS: A FEI entrará em contato para confirmar a visita