Notícias Fei

FEI é a primeira Instituição brasileira a implantar plataforma exclusiva de IoT da Siemens

16/04/2019

Única Instituição de ensino no Brasil até o momento e a segunda no mundo a contar com a tecnologia, a FEI utilizará a plataforma MindSphere nos laboratórios de manufatura.

Primeira Instituição de ensino a contar com a ferramenta no País, a parceria entre FEI e Siemens se deu pelo processo de inovação e digitalização que a Instituição tem adotado nos últimos anos, se tornando referência em indústria 4.0 no país, com laboratórios avançados que já possuem soluções Siemens e, mais recentemente, um foco em IoT, com o objetivo de qualificar seus alunos para uma demanda cada vez mais crescente no mercado.

A solução consiste em um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT) baseado em nuvem, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital, transformando dados em conhecimento e viabilizando novos modelos de negócios digitais.

A utilização do MindSphere proporcionará um avanço na formação de profissionais mais completos e preparados ao ambiente digital. Além disso, o MindSphere não será utilizado somente em sala de aula, mas também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação.

Os professores Fábio Lima e Alexandre Massote, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI e o professor Rodrigo Filev, do curso de Ciência da Computação, vêm trabalhando junto a empresas na disseminação de conceitos da indústria 4.0. Os conhecimentos gerados com a utilização dessa tecnologia serão transferidos à sociedade, contribuindo significativamente para a consolidação deste novo modelo de produção.

Com início no primeiro semestre de 2019, a expectativa é que essa iniciativa represente um papel efetivo no desenvolvimento desses futuros profissionais, contribuindo para a formação de talentos para a ciência e engenharia.

Para o professor Fábio Lima, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI, essa parceria fortalece ainda mais a FEI como Instituição preparada para a formação de profissionais e desenvolvimento de soluções e pesquisas voltadas à Indústria 4.0. "Já tínhamos um dos melhores laboratórios do país para a digitalização e simulação de processos de manufatura. Agora, estamos trazendo conectividade para este contexto", destacou Fábio Lima.

O professor lembra ainda que essa aquisição permitirá que dados provenientes de sensores e equipamentos em diferentes localizações cheguem até a plataforma, baseada em nuvem. Dessa forma, esses dados podem ser utilizados nas simulações, ou por empresas e instituições parceiras. "Nesse sentido, podemos intensificar o apoio a pequenas e médias empresas no caminho de implementação da Indústria 4.0 e também nos beneficiar com a aquisição de dados reais dessas empresas para a utilização em ensino e pesquisa", lembrou o professor ao informar que a primeira aplicação prática do Mindsphere desenvolvida na FEI será apresentada em maio, na EXPOMAFE 2019.

Vestibular FEI