Conhecimento compartilhado

14/02/2019

Inovação, Mercado Emergente, Ensino-Aprendizagem e Indústria 4.0 estão entre assuntos dos últimos livros de autoria de docentes da FEI

DESAFIOS DA MATEMÁTICA
Voltado aos docentes dos cursos superiores, o livro Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Superior: Inovações, Propostas e Desafios (Editora Altabooks, 320 págs.) apresenta reflexões e resultados de pesquisas em Educação Matemática do ingresso na universidade até o final do Ensino Superior, com diferentes tópicos e abordagens referentes ao complexo desafio de ensinar e do aprender Matemática na universidade. “A discussão objetiva buscar um ambiente de aprendizado inovador e dinâmico que permita ao estudante atribuir significado aos conhecimentos adquiridos assumindo, assim, o protagonismo em seu processo de aprendizagem”, explica o professor doutor Fábio Gerab, chefe do Departamento de Matemática da FEI, um dos coautores. Estruturado em quatro eixos temáticos, cada um dos 11 capítulos do livro foi escrito por professores do Grupo de Educação Matemática e Matemática no Ensino Superior (GEMMES) da FEI, com prefácio do reitor Fábio do Prado.

INOVAÇÃO PARA PMES
Para oferecer subsídios aos empresários, executivos e gestores, o livro Gestão da inovação e geração de valor em pequenas e médias empresas (Editora Senac São Paulo, 380 págs.) busca responder as principais dúvidas sobre o tema e auxiliar na tomada de decisões bem fundamentadas e que tragam bons resultados, além de compartilhar estudos de caso, práticas e processos de gestão estratégica de inovação aplicados em determinadas organizações brasileiras. “Também são apresentadas algumas fontes internacionais para mensuração da inovação, manuais e o radar da inovação – ferramenta gráfica para análise das métricas e identificação dos principais gaps, como formas de apoio ao processo de gestão da inovação”, afirma um dos coautores, o professor doutor Willian Francini, coordenador do curso de Administração da FEI – campus São Paulo.

QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Quatro professores da FEI participaram do livro Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil (Editora Braspot, 304 págs.), que visa compartilhar visões e reflexões sobre o tema e traçar um panorama das tecnologias associadas à revolução que se inicia e os impactos de sua adoção. “A obra  ontém os assuntos necessários para o entendimento do contexto da Indústria 4.0 com objetivo de informar, visando criar uma base de conhecimento para que as pessoas possam aderir a esse processo”, explica o professor doutor Fábio Lima, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI, autor do capítulo ‘A Quarta Revolução Industrial e a Indústria 4.0’. O livro se destina a empresários, gestores públicos, professores, estudantes e entusiastas do assunto. Além do docente Fábio Lima, os professores doutores Alexandre Massote e Gabriela Scur, do Departamento de Engenharia de Produção, e Rodrigo Filev, do Departamento de Ciência da Computação, são coautores da obra.

MERCADO PROMISSOR
O livro Inovação em mercados emergentes (Editora Senac São Paulo, 368 págs.) amplia a discussão no que se refere à inovação e ao desenvolvimento da economia dos países emergentes, viabilizando novos negócios e transformações socioeconômicas. Destinada a pesquisadores, alunos e gestores, a obra faz uma análise da temática considerando os modelos clássicos de inovação de negócios e inovações típicas de países em desenvolvimento. “É um tema original que apresenta estratégias para o desenvolvimento de inovações. Queremos mostrar que as empresas podem propor soluções mais universais que permitam superar a escassez de recursos, compreender a situação sociocultural local e desenvolver produtos e serviços acessíveis à população”, afirma o professor doutor Roberto Bernardes, do Programa de Pós-graduação em Administração da FEI.