Uma Instituição em constante evolução

13/02/2019

Avaliações do MEC certificam a excelência de uma Instituição que se reinventa diariamente

Recentemente o Centro Universitário FEI, Instituição de reconhecida excelência na formação de profissionais para a indústria, tecnologia e gestão, foi uma das poucas que integraram o grupo com avaliação acima da média no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Em uma escala de notas que vai de 0 a 5, dos 9 cursos avaliados, 7 receberam nota 4 no exame, além do destaque para o curso de Engenharia de Materiais que recebeu nota máxima.

A avaliação é um dos índices que integram, junto a outras notas, o IGC – Índice Geral de Cursos e o CPC – Conceito Preliminar de Curso – avaliações que retratam e reafirmam o compromisso da FEI em proporcionar aos alunos uma formação de excelência.

São diversos os quesitos avaliados pelos órgãos educacionais do Governo para chegar aos resultados. Entre esses estão, no caso da FEI, além das notas do ENADE, a infraestrutura dos campi da Instituição e número de professores com nível de Mestrado e Doutorado. Atualmente a FEI conta com aproximadamente 95% do seu corpo docente com essas qualificações.

Um dos grandes diferenciais da FEI é o foco no aprendizado prático, justamente para que o aluno se familiarize o quanto antes com situações que ele irá vivenciar como profissional, por isso, conta com quase 100 laboratórios didáticos equipados com o que há de mais moderno em tecnologia, além de parcerias com multinacionais que, por conhecerem a excelência da Instituição transferem parte da tecnologia utilizada em suas indústrias para os laboratórios da FEI como, por exemplo, o Centro de Inovação Telefônica Vivo instalado no campus São Bernardo do Campo, que tem por meta incentivar os alunos a desenvolverem projetos sobre Internet das Coisas, usabilidade de aplicativos, plataforma Firefox OS, interfaces adaptativas e estudo sobre perfis de usuários.

Para a vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias do Centro Universitário FEI, Rivana Marino, estar entre as melhores instituições de ensino do Brasil significa “que estamos avançando por caminhos seguros, tendo o reconhecimento acadêmico e de mercado, o que nos permite ousar rumo aos desafios de formar profissionais visionários que irão responder demandas de futuro neste ambiente de grandes avanços e inovações”.

Avançando e Melhorando a cada ano

Há dois anos o Centro Universitário FEI vem redesenhando os cursos de Engenharia. Os novos currículos que passam a vigorar em 2019 levam em consideração os passos do processo criativo, as demandas de mercado e as tendências para o futuro. O professor doutor Marcelo Pavanello, vice-reitor de Ensino e Pesquisa da FEI, afirma que as mudanças são uma nova perspectiva em que as competências, assim como as habilidades e atitudes, definem conteúdos, rotas formativas e métodos de ensino. “Os currículos transcendem os conteúdos e as disciplinas e se configuram como um ecossistema de aprendizagem, com uso intensivo de metodologias ativas, exposição a problemas mal estruturados, experiências imersivas e inclusão de novas tecnologias que permitam desenvolver o perfil protagonista do aluno, com autonomia e capacidade de aprender continuamente, utilizando práticas de inovação que estimulem a criatividade e as atividades de orientação, formação e avaliação por competências, sempre mantendo o sólido embasamento teórico e prático que caracteriza a nossa Instituição”, ressalta.

Já o reitor do Centro Univesritário explica que com estímulo, práticas pedagógicas e imersão nas tendências mundiais, o aluno terá o conhecimento e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da mente inovadora. "O aluno inovador não será mais um replicador de conceitos e conteúdos, mas sim o solucionador de problemas reais e protagonista do próprio desenvolvimento. O professor terá a missão de inspirar, de desenvolver as necessárias habilidades desses jovens e, sobretudo, de orientar suas ações, para que possam  elaborar e gerir projetos inovadores de alto impacto social e ambiental.  Precisamos educar nossos jovens para que reconheçam seus espaços neste novo mercado de trabalho, que se insiram adequadamente nas novas posições profissionais, e que sejam agentes transformadores da sociedade, em prol da qualidade de vida. Este é o nosso grande desafio".

Relação e nos dos cursos avaliados

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO) - 4

ENGENHARIA CIVIL - 4