Notícias Fei

Prêmio Destaque Acadêmico reconhece melhores trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos da FEI

Prêmio Destaque Acadêmico reconhece melhores trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos da FEI


  04/01/2023

Cerca de 104 estudantes foram homenageados pelo desempenho conquistado ao longo de 2022

De artigos sobre ambiente e sociedade até novos softwares desenvolvidos em parcerias com empresas. A cerimônia do Prêmio Destaque Acadêmico, realizada no último dia 7 de dezembro, no Auditório Valentim dos Santos Diniz, localizado no Prédio J, trouxe um marco importante para o reconhecimento do desempenho dos estudantes da FEI no desenvolvimento de soluções, projetos e pesquisas no ano de 2022.

No total, 104 alunos foram homenageados na cerimônia. O evento também contou com a presença e participação do Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato; do Vice-Reitor de Extensão e Atividades Comunitárias, Prof. Dr. Flavio Tonidandel; do Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Dário Alliprandini, além de chefes de departamentos e professores orientadores de projetos e pesquisas acadêmicas.

Tradicionalmente, o Prêmio Destaque Acadêmico tem por objetivo premiar e reconhecer o alcance de resultados, além de estimular a aprendizagem e incentivar os estudantes à busca pela excelência e no desenvolvimento de trabalho em equipe. Desta forma a presente proposta não pretende somente premiar os bons resultados, mas também estimular a aprendizagem e a vontade de se auto superar.

A cada anúncio realizado pelo professor Fábio Gerab, do Departamento de Matemática – e que atuou como cerimonialista do evento -os alunos homenageados foram chamados à frente do auditório para receber o certificado de reconhecimento, entregues pelos professores chefes de departamento.

Confira a seguir as indicações e premiações de cada um dos cursos da FEI, na cerimônia do Prêmio Destaque Acadêmico.

Administração

Indicada pelo Professor Edson Sadao, a aluna Viviane Pisano Motta foi a homenageada no Prêmio Destaque Acadêmico. De acordo, com informações do Professor Sadao, a FEIana foi Pesquisadora Bolsista do Projeto Vale-FEI e membro do Grupo de Pesquisa em Licença Social para Operar da FEI. Bolsista CAPES Doutorado Sanduíche e Dupla Titulação Internacional na Universidad de Alicante (Espanha) no Instituto Universitario del Agua y de las Ciencias Ambientales - IUACA. Publicou artigos de alto impacto - A1 - Resoursce Policys 2021; ambiente e Sociedade 2022, entre outros. Colaborou com a disseminação da pesquisa em âmbito interno e externo, onde podemos citar os eventos: Encontro de Administração da FEI - ENAFEI; Mesa Redonda em Licença Social para Operar - LSO na FEI e do Webinar em LSO para Diretoria de Sustentabilidade da Vale. 

Engenharia Civil

A indicação do professor Bruno Eizo Higaki foi para a equipe Concreto FEI, que no último ano foi destaque nos concursos estudantis promovidos pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto). Na classificação geral da competição, a equipe conquistou 1º lugar no Concrebol, 2º lugar no Concreto Colorido (Cocar) e 3º lugar no Aparato de Proteção ao Ovo.

Ciência da Computação

Indicada pelo Professor Plínio Thomaz Aquino Junior, a equipe RoboFEI foi a homenageada do curso, pela conquista do 1º lugar na competição mundial da RoboCup, realizada em 2022 na Tailândia.

Engenharia de Robôs

Com indicação do Professor Flávio Tonidandel, coordenador do curso de Engenharia de Robôs da FEI, a equipe RoboFEI@Home foi a homenageada, também pela conquista da competição mundial em robótica de serviço, realizada na Tailândia.

Ciências Sociais e Jurídicas

Com indicação da Professora Carla Andrea Soares de Araujo, o grupo FEIanas Scitech, formado por alunas das FEI, foi homenageado no Prêmio Destaque Acadêmico. Segundo a Professora Carla, as alunas além de se envolverem em projetos estudantis de equipes foram protagonistas junto às estudantes da FEI, sendo vozes expressivas no envolvimento e discussão do papel da mulher nos cursos superiores e no mercado de trabalho, o que resultou na formalização do Clube estudantil FEIanas SciTech.

Engenharia Elétrica

A aluna Rafaella Cavalcante Zeron foi indicada pelo professor Renato Giacomini para o Prêmio Destaque Acadêmico. De acordo com sua justificativa, a FEIana é um expoente em sua turma e na FEI, sempre envolvida com questões científicas e sociais. Em 2022 participou como líder do projeto para o Concurso Engenharia Ação Cidade de São Paulo - Prêmio Engenheiro Mário Covas – 2021/2022, em que os participantes tinham que desenvolver projetos para a implantação em prédios públicos da Prefeitura do Município de São Paulo de sistema de geração própria com energia fotovoltaica. A equipe foi selecionada para a etapa final e foi premiada com o segundo lugar.

Engenharia de Automação e Controle

O aluno Guilherme Marostica foi o indicado à homenagem pelo Departamento, por seu desempenho acadêmico como aluno, exercendo liderança e representando a FEI em atenção à imprensa, com desenvoltura e competência, bem como pelo destaque profissional na empresa em que atua. Guilherme foi também participante da equipe Robofei@Home, premiada em Bangkok, capital da Tailândia, com a taça de campeã mundial.

Física

A indicação do Professor Roberto Baginski foi para o aluno Carlos Augusto Rodrigues de Oliveira, do curso de Engenharia Elétrica. De acordo com o professor, o FEIano melhorou os programas para análise e visualização de dados utilizados nos laboratórios de Física e desenvolveu novos programas de simulação para uso nas disciplinas Física I e Física II em sua iniciação didática com orientação da Profa. Mariana Pojar. Em 2022, Carlos foi coautor de artigo apresentado no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia 2022 - COBENGE em que relata o uso de uma linguagem de programação como ferramenta didática em disciplinas de Física para Engenharia.

Matemática

Já a indicação do Professor Fábio Gerab foi para a estudante Júlia Vitória de Lima, do curso de Engenharia Mecânica, pelo seu desempenho com o projeto “Calculadora em python com interface gráfica para os cálculos analíticos e vetoriais”. Orientado pelo Professor Dr. Ariovaldo José de Almeida, do Departamento de Matemática, foi desenvolvida uma calculadora em linguagem de programação Python, com interface gráfica, que torna prática a resolução de exercícios de Cálculo Vetorial, Geometria Analítica e Álgebra Linear e também permite a conferência dos resultados deste tipo de problematização pelos estudantes destas disciplinas.

Engenharia de Materiais

Do curso de Engenharia de Materiais a aluna indicada pela professora Adriana Catelli foi a FEIana Jacqueline Matsuda Agostini, que desenvolveu projetos inovadores, com o software Ansys Granta Edupack®, uma ferramenta didática e tecnológica extremamente útil de seleção de materiais e processos.   

Engenharia Mecânica

A equipe FEI Baja foi a indicada pelo professor Sandro Luis Vatanabe. A equipe FEI Baja é considerada uma das mais tradicionais do Brasil e é reconhecida por ser a única a conquistar 9 títulos nacionais nas competições organizadas pela SAE Brasil. Além disso, a equipe possui 4 títulos mundiais nas competições organizadas pela SAE International, sendo a equipe sul-americana com maior número de títulos mundiais.

Na competição nacional de 2022 em São José dos Campos, retorno da competição presencial após o período de restrições impostas pela pandemia de COVID-19, a equipe de alunos da FEI competiu com os dois carros que tradicionalmente desenvolve e, entre provas estáticas e dinâmicas, venceu a 1ª e 2ª colocação na competição.

Engenharia de Produção

Já o Professor Fernando Cezar Leandro Scramim indicou o grupo responsável pelo trabalho “Transporte de Órgãos no Brasil: Análise da Rede Logística do transporte adotado pelo Hospital Incor para o transplante de coração”. O objetivo geral do trabalho desenvolvido pelos alunos é o estudo da logística empregada para o transplante de coração no Brasil, avaliando o processo dos órgãos que chegam e são transplantados no estado de São Paulo e identificar uma rede logística adequada para suprir as premissas atreladas aos corações transportados.

Engenharia Química

Os indicados pelo Professor Rodrigo Condotta foram os alunos responsáveis pelo projeto acadêmico AIChE FEI. A equipe do AIChE-FEI, apesar de ter apenas 3 anos de existência, já é referência nacional e na América Latina. Recentemente, foi selecionada para receber, pela segunda vez, o Outstanding Chapter Award, importante prêmio de destaque mundial. Além disso, a equipe do Chem-E Car Competition do AIChe-FEI se consagrou tri-campeã brasileira em 2022 e foi a única equipe habilitada a representar o Brasil na etapa mundial nos EUA.

Engenharia Têxtil

A aluna indicada pelo professor Dário Alliprandini foi a FEIana Laís Gusmão da Silva, responsável pelo desenvolvimento do trabalho de pesquisa de seu TCC com o título "Caracterização de Resíduos Têxteis e métodos de reciclagem para a produção de desfibrados", tema inspirado na disciplina Tecnologia dos Não-tecidos e Tecidos Técnicos e motivado por uma realidade enfrentada pela aluna em seu estágio e posterior efetivação.