6 dicas para melhorar a qualidade do sono e memorizar o que estuda

06/12/2022

Dormir bem é uma garantia para uma boa memorização, concentração e criatividade

Se você está passando por privação de sono, esse conteúdo foi pensado para você. Dormir bem é uma garantia para uma boa memorização, concentração e criatividade para resolvermos problemas difíceis. De quebra, o sono regulado também influencia no nosso bom humor, diminuindo a carga emocional de memórias de experiências passadas.

No livro “Por que dormimos”, escrito por Jeff Walker, aprendemos que dormir bem pode nos ajudar de três maneiras, incluindo: melhora na memorização de longo prazo, ao consolidar as memórias de curto prazo no córtex; o sono REM, momento em que ocorrem os sonhos, pode criar conexões e uma compreensão de ideias de alto nível, aumentando a capacidade de resolver problemas criativos; e, por último, o sono também pode funcionar como uma terapia, reduzindo a carga emocional associadas às experiências passadas.

Mas nem sempre conseguimos manter uma rotina 100% regrada para o nosso sono, especialmente em época de vestibular e de provas. E entre as principais consequências que podemos ter é a queda do desempenho em atividades, piora na concentração e em ações que necessitam de atenção, como dirigir, por exemplo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e a garantir o descanso necessário para o dia seguinte. Confira a seguir:

1 – Reduza o consumo de cafeína

É importante tentar reduzir o consumo de café, especialmente depois das três da tarde. No organismo, a cafeína age como um bloqueio para receptores de adenosina, o que diminui a vontade de dormir. No dia seguinte, você pode precisar de uma xícara enorme de café para ficar bem-disposto de novo.

2 – Diminua a exposição às luzes

Quando estiver perto da hora de dormir, evite usar o celular, computador ou televisão, pois isso pode atrapalhar (e muito) o seu período de descanso. A luz azul reduz a sua melatonina em duas vezes mais, o que acaba interrompendo o ciclo circadiano, ou seja, sua autorregulação do corpo é afetada, tornando o processo de ‘cair no sono’ mais difícil.

3 - Estabeleça uma rotina certa para dormir e acordar

Seguir uma rotina com horário para dormir e acordar pode te ajudar a criar uma estabilidade – isso é importante para vivenciar todas as fases do sono e fixar na memória o que você estudou durante o dia.

4 – Tome um banho quente antes de dormir

O banho quente antes de dormir traz um efeito relaxante e ajuda a ‘desacelerar’ a agitação que você viveu durante todo o dia.

5- Alimentação leve antes de dormir

Pegue leve no seu jantar. Uma digestão difícil pode dificultar ou piorar a qualidade do seu sono.

6 - Faça exercícios regularmente

A prática regular de exercícios físicos tem um efeito a longo prazo e também podem te ajudar a dormir melhor.

Fonte: este conteúdo foi originalmente publicado pelo Guia do Estudante*