Notícias Fei

Rumo ao Hexa: Professor de matemática da FEI explica a probabilidade do Brasil ser campeão da Copa do Mundo

Rumo ao Hexa: Professor de matemática da FEI explica a probabilidade do Brasil ser campeão da Copa do Mundo


  02/12/2022

Professor Paulo Henrique Trentin, do Departamento de Matemática, foi entrevistado em reportagem especial para a Folha de S. Paulo

Classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo, o Brasil segue em direção ao hexa. Mas qual a probabilidade da nossa Seleção Brasileira realmente conquistar o troféu? Essa é a questão que todos querem saber! O assunto virou notícia na Folha de São Paulo, que conversou com o professor da FEI para analisar essas estatísticas.

De acordo com a apuração feita pela reportagem, o Brasil segue entre os preferidos para ganhar o hexa, a depender das previsões matemáticas. De acordo com o professor Paulo Henrique Trentin, do Departamento de Matemática da FEI, mesmo com as expectativas criadas, é melhor modera-las, e o mais inesperado pode ocorrer (Argentina e Alemanha que o digam).

De acordo com o professor da FEI, as previsões não conseguem mensurar tão bem os fatores psicológicos que podem desestabilizar ou estimular os jogadores durante um jogo. "São modelos bastante assertivos do ponto de vista matemático, mas questionáveis", resumiu.

Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, “para grande parte das previsões matemáticas, essa esperança realmente se confirma. Em dois modelos, um da Previsão Esportiva e outro da Universidade de Oxford, o Brasil aparece disputando a final contra a Bélgica. O resultado? A seleção brasileira tem maior probabilidade de ser campeã”. Para conferir a reportagem completa, basta acessar o site, clicando aqui.