Notícias Fei

Alunos da FEI conquistam 1º lugar nos principais campeonatos do País e do Mundo

Alunos da FEI conquistam 1º lugar nos principais campeonatos do País e do Mundo


  30/11/2022

Aplicando gestão, inovação e tecnologia, projetos acadêmicos ocupam posições de destaque em competições de robótica, automobilismo e em pesquisas com energias renováveis

Um ano marcado por grandes conquistas, avanços e inovação. Em 2022, os alunos da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) estão fazendo história com as vitórias adquiridas recentemente em território nacional e internacional. Seguindo a missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, sustentável, humana e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão, as equipes dos projetos acadêmicos AIChE FEI, RoboFEI, Fórmula FEI, Concreto FEI, FEI AeroDesign e FEI Baja, somam diversas premiações adquiridas em competições neste ano. Os resultados são também frutos de muito trabalho e determinação por parte das equipes acadêmicas que, mesmo durante o período de pandemia, mantiveram os títulos no topo de cada pódio, com o desenvolvimento de pesquisas, preparação e construções de protótipos.

FEI Baja

Avançando em gestão, inovação e tecnologia, a equipe FEI Baja é um dos exemplos de grande destaque e orgulho para a comunidade FEIana. Em abril, o projeto participou da 27ª Competição Baja SAE Brasil e ganhou o 1º e 2º lugar nas avaliações gerais, contra outras 68 instituições de ensino envolvidas no campeonato. O FEI Baja voltou para casa trazendo o título de eneacampeão nacional na SAE Brasil. Historicamente, a equipe FEI Baja é reconhecida por ser a única a conquistar 9 títulos nacionais, além de colecionar outros quatro títulos mundiais da competição, sendo considerada uma das mais tradicionais do Brasil e também a equipe sul-americana com mais títulos mundiais.

Dentre os títulos mais atuais, destaca-se também a conquista do 1º lugar na etapa regional da SAE Brasil, que aconteceu neste mês de novembro, em Piracicaba. Na ocasião, os estudantes disputaram o título contra outras 30 equipes e, agora, já se preparam para enfrentar a etapa estadual, prevista para ocorrer em 2023.  O projeto inclui alunos de diversas engenharias da FEI. 

RoboFEI

Em sequência, no mês de julho deste ano, a equipe RoboFEI também fez história ao participar da RoboCup Internacional – reconhecida por ser a maior competição de robótica inteligente do mundo. O campeonato, que aconteceu na Tailândia, envolveu torneios entre instituições de ensino de diversos países. Com muita dedicação e torcida, a equipe FEIana retornou de Bangkok, capital do País, trazendo para o Brasil a taça e o título de 1º lugar na competição mundial, na categoria de robôs At_Home – popularmente conhecida como robôs de serviços. Além desta, o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina, a FEI, também atua no desenvolvimento de outras duas categorias de robôs: os humanoides e small size – também conhecidos como robôs jogadores de futebol. Ambos também estiveram presentes nas competições realizadas na Tailândia.

Fórmula FEI

No mês de agosto, o automobilismo também fortaleceu sua presença com o projeto Fórmula FEI. Este ano, a equipe FEIana participou da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil TotalEnergies, organizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo. Nas classificações, concorrendo contra outras 63 equipes, o Fórmula FEI Elétrico foi bicampeão, repetindo o feito conquistado em 2015. E o Fórmula FEI Combustão também ganhou destaque, conquistando o 3º lugar geral na competição nessa categoria. Agora, a equipe já está classificada para representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE Internacional. Até lá, a comunidade FEIana aguarda ansiosamente pela confirmação da nova data da corrida.

AIChE FEI

O ano de 2022 também foi de grande importância para a equipe AIChE FEI. Em agosto, o Capítulo Estudantil participou da competição Chem-E-Car Competition da 2022 BSRC - Brazil Student Regional Conference, do AIChE – American Institue of Chemical Engineers, desafio estudantil a nível mundial que demanda aos estudantes a criação de um protótipo de um carro movido à energia de fonte química. O veículo deve percorrer uma distância pré-definida, que se estabelece em torno de 15 a 30 metros, de forma segura e parando mais próximo possível da marca. Esta competição, no entanto, envolve um grande desafio aos estudantes, pois a metragem dessa distância é informada aos competidores somente 1h antes da prova, fazendo com que eles tenham que controlar as variáveis de propulsão e parada do carro.

O time de alunos da FEI, formado por estudantes das Engenharias Química, Mecânica e Elétrica competiu com dois carros intitulados por eles de “Saboinha 3.0” e “Saboinha 4.0” em homenagem ao fundador da FEI, Pe. Sabóia de Medeiros, cuja missão segue sendo aplicada como norte e inspiração para alunos, professores e funcionários da Instituição. Na Chem-E-Car Competition, o Capítulo Estudantil da FEI conquistou o 1º lugar em performance com o Carro Saboínha 3.0, 2º lugar em performance com o Carro Saboínha 4.0, além do 2º e 3º lugar na Categoria Pôster.

Os títulos automaticamente trouxeram a classificação para a etapa internacional da Chem-E Car Competition, que aconteceu neste mês de novembro, em Phoenix, nos Estados Unidos. Representando o Brasil e a FEI na competição, os estudantes voltaram para casa com a conquista de três novos prêmios internacionais. São eles: 1º st SAChE Safety Award (prêmio de melhor projeto de segurança), 1º st Golden Tire Award (prêmio de melhor design escolhido por todos os Capítulos participantes da competição) e o prêmio Outstanding Student Chapter (prêmio que só é concedido aos capítulos estudantis de maior destaque no Mundo).

Concreto FEI

Outra equipe de destaque do ano é a equipe Concreto FEI, que conquistou recentemente o 1º lugar na 63º Edição do Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto). Na competição, os FEIanos adquiriam três posições de destaque no pódio geral, sendo elas: 1º lugar no COCAR (Concreto Colorido de Alta Resistência), 2º lugar no Concrebol e 3º lugar no APO (Aparato de Proteção ao Ovo).

Historicamente, o Congresso promovido pelo IBRACON é reconhecido por ser o maior evento técnico-científico nacional, que reúne profissionais, pesquisadores e estudantes para conhecer as tendências em pesquisas, tecnologias, projetos, construção e manutenção das estruturas de concreto. Ao todo, de acordo com a organização, nesta edição do congresso foram apresentados 287 trabalhos realizados por estudantes e empresas brasileiras de todo o País. Todos os trabalhos são avaliados por uma comissão científica, formada por 103 profissionais de empresas do setor construtivo.

FEI AeroDesign

A equipe FEI AeroDesign também foi destaque na 24ª Competição SAE Brasil AeroDesign, realizada também neste mês de novembro. Na ocasião, a equipe FEI AeroDesign disputou o título contra outras 90 equipes e figuraram entre as dez melhores, conquistando o 5º lugar na Categoria Regular (aviões a combustão) e 6º lugar na Categoria Micro (aviões elétricos). Tradicionalmente, a SAE Brasil AeroDesign, que é organizada anualmente, envolve desafios lançados aos estudantes para colocarem à prova seus conhecimentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de projetos aeronáuticos, desde a sua concepção, até sua construção e testes.