FEI é destaque no Congresso 2022 SAE Brasil

29/11/2022

Evento organizado em São Paulo contou com exposições de projetos acadêmicos e com Painel especial com participação do Reitor da instituição

Na tarde da última sexta-feira (25), a FEI obteve grande destaque no Congresso SAE 2022. Com o tema “O Movimento é Inerente à Vida”, o evento, organizado no Pavilhão da Bienal no Ibirapuera, reuniu instituições de ensino superior, empresas e convidados para uma agenda com exposições de produtos e projetos tecnológicos, além de painéis temáticos voltados para discussões sobre os sistemas de mobilidade no País.

A convite da SAE Brasil, o Prof. Dr. Gustavo Donato, Reitor da FEI, foi um dos palestrantes do painel “Reitores”, onde realizou uma apresentação sobre o sistema de ensino para o futuro da mobilidade brasileira. A conversa foi mediada por Camilo Adas, Presidente do Conselho SAE Brasil.

Além da participação do Reitor da FEI, as exposições realizadas no evento, entre os dias 24 e 27 de novembro, contaram também com os projetos acadêmicos da instituição, como FEI Baja, FEI AeroDesign e Fórmula FEI. Em entrevista, Pedro Souza Ciampone, capitão do FEI Baja e aluno do curso de Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística, falou sobre a responsabilidade de representar a instituição no evento. “Aqui nós temos contato com diversos empresários. Então, é uma oportunidade também de conquistarmos novos patrocinadores para o projeto. Para isso, precisamos saber como nos apresentar, explicar sobre nossas premiações. É uma grande responsabilidade estarmos aqui representando o nosso grupo, considerando que nem todos puderam vir, além de representarmos a FEI como nossa instituição”, ressaltou.

Já o aluno Ricardo Leal Magnani, Capitão do projeto Fórmula FEI e também estudante de Engenharia Mecânica, enfatizou a troca de experiências adquiridas com os outros participantes do evento. “Aqui nós aprendemos muito sobre as visões de cada um. Nesta exposição nós estamos realizando apresentações do projeto tanto para estagiários como para presidentes de empresas nacionais e internacionais. Então, é um aprendizado gigante”, explicou.

Histórico e Reconhecimento

FEI Baja, Fórmula FEI e FEI AeroDesign já são projetos populares por sua ampla trajetória de conquistas em competições organizadas pela SAE. Em 2022, os três projetos adquiriam novos títulos de grande impacto. Em exemplo, está o FEI Baja, que conquistou o nove vezes a classificação do 1º lugar na competição nacional e é também quatro vezes campeão internacional. Já o Fórmula FEI é sete vezes campeão nacional na categoria combustão e duas vezes campeão na categoria elétrico.

O ano de 2022 também foi importante para a equipe FEI AeroDesign que, na 24ª Competição SAE Brasil ficou entre os dez melhores, conquistando o 5º lugar na Categoria Regular (aviões a combustão) e 6º lugar na Categoria Micro (aviões elétricos).