Equipe FEI Baja conquista 1º lugar na etapa regional da SAE Brasil

23/11/2022

Estudantes da FEI venceram outras 30 equipes na competição que aconteceu este mês em Piracicaba

Engajados na missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a equipe FEI Baja conquistou mais um grande título. Entre os dias 17 e 19 de novembro, os estudantes participaram da 15ª Competição Baja SAE Brasil –Etapa Sudeste, realizada este ano no município de Piracicaba, na grande São Paulo. Entre provas teóricas e práticas, a equipe FEI Baja venceu a etapa regional da competição, conquistando o 1º lugar.

Para concorrer ao prêmio, os alunos da FEI precisaram vencer outras 30 equipes de alunos integrantes de instituições de ensino da região Sudeste. Entre as avaliações, foram consideradas as categorias de: projeto, eventos dinâmicos, enduro, resistência, aderência em curva, dirigibilidade e segurança. A competição presencial deste ano também foi um marco histórico por sua retomada após três anos de interrupção das atividades presenciais, devido à pandemia de Covid-19.

Historicamente, a equipe FEI Baja é reconhecida por ser a única de categoria estudantil a conquistar 9 títulos nacionais, além de colecionar outros quatro títulos mundiais da competição, sendo considerada uma das mais tradicionais do Brasil e também a equipe sul-americana com mais títulos mundiais.

O projeto, que é coordenado pelo professor André Mendes, do curso de Engenharia Mecânica, inclui alunos de diversas engenharias da FEI. Dentre elas destacam-se alunos da engenharia mecânica, produção, elétrica, automação e controle e alunos da engenharia de robôs – a única no País.

Sendo um projeto institucional direcionado exclusivamente para estudantes da graduação, o Baja é um veículo off Road, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas. Acumulando mais um título da etapa regional, agora a equipe FEI Baja já se prepara para enfrentar a etapa estadual da SAE Brasil, prevista para ocorrer em 2023.