AIChE FEI conquista três novos prêmios internacionais na Chem-E Car Competition

23/11/2022

Representando o Brasil e a FEI, estudantes foram reconhecidos nas categorias de melhor design, melhor projeto de segurança, além do título de destaque entre os capítulos estudantis

À luz da missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, sustentável, humana e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão, os estudantes membros do Projeto AIChE FEI (Capítulo Estudantil da FEI), conquistaram novo destaque em nível internacional. Entre os dias 9 e 13 de novembro, os FEIanos participaram da Chem-E Car Competition, organizada pelo Instituto Americano de Engenheiros Químicos (American Institute of Chemical Engineers), em Phoenix, nos Estados Unidos. Ao representarem o Brasil e a FEI na competição, os estudantes voltaram para casa com a conquista de três novos prêmios internacionais. São eles: 1º st SAChE Safety Award (prêmio de melhor projeto de segurança), 1º st Golden Tire Award (prêmio de melhor design escolhido por todos os Capítulos participantes da competição) e o prêmio Outstanding Student Chapter (prêmio concedido aos capítulos estudantis de maior destaque no Mundo).

Tradicionalmente, a Chem-E Car Competition é reconhecida mundialmente por ser uma das competições mais importantes entre os Capítulos Estudantis. Nela, os estudantes são desafiados a construírem um carro movido a partir de uma reação química, que deve percorrer uma distância de 15 a 30 metros, tendo que parar de forma segura em uma marca determinada pela organização da competição. Na ocasião, a equipe AIChE FEI competiu com o carro “Saboinha 3.0”, nome dado em homenagem ao fundador da FEI, Pe. Sabóia de Medeiros, cuja missão tem sido norte e inspiração para os estudantes, professores e funcionários da instituição.

Indo além dos novos títulos conquistados na Chem-E Car Competition, no último dia 13 de novembro, a equipe AIChE FEI também recebeu o prêmio “Outstanding Student Chapter Award (2021-2022)” O prêmio foi concedido aos capítulos estudantis de maior destaque no mundo pelo reconhecimento das suas atividades e Projetos realizados no período 2021-2022. O AIChE-FEI foi agraciado com o prêmio pelo conjunto da obra dos seus trabalhos sociais e projetos entre os anos de 2021 e 2022. A cerimônia oficial aconteceu durante a 2022 AIChE Annual Student Conference (ASC), ocorrida em Phoenix, nos Estados Unidos.

História marcada por conquistas

O AIChE FEI está entre os projetos acadêmicos mais recentes da FEI. O Capítulo Estudantil foi fundado em setembro de 2019, sendo o 12º a surgir no Brasil e o segundo no Estado de São Paulo. Atualmente, o País conta com 14 capítulos existentes entre as instituições de ensino superior. Desde a sua fundação, o AIChE FEI faz parte do grupo seleto de IES do AIChE (American Institute of Chemical Engeneers), a maior instituição de engenheiros químicos do mundo, que tem como principal foco desenvolver trabalhos, pesquisas e projetos de cunho acadêmico, social e profissional para competições regionais, nacionais e internacionais.

Com apenas três anos de existência, o AIChE FEI já acumula posições de destaque e permanece com força para conquistar muito mais. Em seu histórico, o Capítulo Estudantil da FEI já conquistou dois Outstanding Student Chapter Award (2019-2020 e 2021-2022), além de ser tricampeão brasileiro da Chem-E Car Competition (2020, 2021 e 2022) nas três Brazilian Student Regional Conference (BSRC) realizadas no Brasil.