AIChE FEI representará o Brasil na etapa mundial da Chem-E-Car Competition

09/11/2022

Alunos da FEI disputarão o título contra outras 40 equipes internacionais

Na missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, sustentável, humana e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão, nesta quarta-feira (9), os estudantes da equipe AIChE FEI embarcarão para a cidade de Phoemix, nos Estados Unidos, para representar o Brasil e a FEI na etapa mundial da Chem-E-Car Competition. Promovida pelo Instituto Americano de Engenheiros Químicos (American Institute of Chemical Engineers), a agenda prosseguirá até o domingo, 13 de novembro, data em que os estudantes da FEI também participarão da cerimônia de premiação pelo desempenho na “Outstanding Student Chapter Award (2021-2022)” – prêmio que só é concedido aos capítulos estudantis de maior destaque no mundo.

O prêmio concedido à equipe AIChE FEI é resultado do extenso trabalho e dedicação dos estudantes, entre os anos de 2021 e 2022, e será entregue durante a 2022 AIChE Annual Student Conference (ASC) – um acontecimento que enche de orgulho o coordenador do projeto na FEI, Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres. “É incrível poder observar a evolução fantástica dos nossos estudantes do AIChE FEI. O Projeto envolve um trabalho muito intenso, com grande compromisso e responsabilidade dos estudantes. E é graças a essa dedicação de cada membro do AIChE-FEI que estamos construindo um grande Projeto Institucional e conquistando expressivos resultados nacionais e internacionais. Essas conquistas nos enchem de alegria e inspiração para continuarmos desenvolvendo os nossos Projetos e superando desafios encontrados nas nossas atividades de ensino pesquisa e extensão”, destacou o professor, que também é coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia Química da FEI.

Nesta etapa mundial da Chem-E-Car Competition, os estudantes da FEI competirão contra outras 40 equipes internacionais e passarão pelo desafio de construir um carro movido a partir de uma reação química, que deve percorrer uma distância de 15 a 30 metros, tendo que parar de forma segura em uma marca determinada pela organização da competição. Na ocasião, a equipe AIChE FEI competirá com o carro “Saboínha 3.0”, nome dado em homenagem ao fundador da FEI, Pe. Sabóia de Medeiros, cuja missão tem sido norte e inspiração para os estudantes, professores e funcionários da instituição.

História marcada por conquistas

O AIChE FEI está entre os projetos acadêmicos mais recentes da FEI. O Capítulo Estudantil foi fundado em setembro de 2019, sendo o 12º a surgir no Brasil e o segundo no Estado de São Paulo. Atualmente, o País conta com apenas 14º capítulos existentes entre as instituições de ensino superior. Desde a sua fundação, o AIChE FEI faz parte do grupo seleto de IES do AIChE (American Institute of Chemical Engeneers), a maior instituição de engenheiros químicos do mundo, que tem como principal foco desenvolver trabalhos, pesquisas e projetos de cunho acadêmico, social e profissional para competições regionais, nacionais e internacionais.

Com apenas três anos de existência, o AIChE FEI já acumula posições de destaque e permanece com força para conquistar muito mais. Em seu histórico, o Capítulo Estudantil da FEI já conquistou dois Outstanding Student Chapter Award (2019-2020 e 2021-2022), além de ser tricampeão brasileiro da Chem-E-Car Competition (2020, 2021 e 2022) nas três Brazilian Student Regional Conference (BSRC), ocorridas no Brasil