Live ‘Futuralize! Projetos Inovadores na Prática’ acontece nesta quarta-feira (9)

09/11/2022

Transmissão acontecerá ao vivo no canal da FEI no YouTube e incluirá a participação de alunos integrantes dos projetos RoboFEI, FEI Baja, Fórmula FEI e AIChE FEI

Nesta quarta-feira (9), às 17h, a FEI realizará a transmissão ao vivo da live “Futuralize! Projetos Inovadores na Prática”, no canal do YouTube. O evento virtual contará com a participação especial de alunos integrantes dos projetos: RoboFEI, FEI Baja, AIChE FEI e Fórmula FEI. Os mesmos também conduzirão uma apresentação sobre a vivência em cada projeto acadêmico, os principais desafios, além de compartilharem suas conquistas e histórico em premiações nas competições estudantis.

Para acompanhar a transmissão, basta acessar o link direto da live, que já está disponível no canal da FEI no YouTube. A seguir, confira o histórico de cada um dos projetos que serão apresentados na transmissão de hoje.

FEI Baja

Avançando em gestão, inovação e tecnologia, a equipe FEI Baja é um dos exemplos de grande destaque e orgulho para a comunidade FEIana. Em abril deste ano, o projeto participou da 27ª Competição Baja SAE Brasil e ganhou o 1º e 2º lugar nas avaliações gerais, contra outras 68 instituições de ensino envolvidas no campeonato. O FEI Baja voltou para casa trazendo o título de eneacampeão nacional na SAE Brasil. Historicamente, a equipe FEI Baja é reconhecida por ser a única a conquistar 9 títulos nacionais, além de colecionar outros quatro títulos mundiais da competição, sendo considerada uma das mais tradicionais do Brasil e também a equipe sul-americana com mais títulos mundiais. O projeto inclui alunos de diversas engenharias da FEI.

RoboFEI

Em sequência, no mês de julho deste ano, a equipe RoboFEI também fez história ao participar da RoboCup Internacional – reconhecida por ser a maior competição de robótica inteligente do mundo. O campeonato, que aconteceu na Tailândia, envolveu torneios entre instituições de ensino de diversos países. Com muita dedicação e torcida, a equipe FEIana retornou de Bangkok, capital do País, trazendo para o Brasil a taça e o título de 1º lugar na competição mundial, na categoria de robôs At_Home – popularmente conhecida como robôs de serviços. Além desta, o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina, a FEI, também atua no desenvolvimento de outras duas categorias de robôs: os humanoides e small size – também conhecidos como robôs jogadores de futebol. Ambos também estiveram presentes nas competições realizadas na Tailândia.

Fórmula FEI

No mês de agosto, o automobilismo também fortaleceu sua presença com o projeto Fórmula FEI. Este ano, a equipe FEIana participou da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil TotalEnergies, organizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo. Nas classificações, concorrendo contra outras 63 equipes, o Fórmula FEI Elétrico foi bicampeão, repetindo o feito conquistado em 2015. E o Fórmula FEI Combustão também ganhou destaque, conquistando o 3º lugar geral na competição nessa categoria. Agora, a equipe já está classificada para representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE Internacional. Até lá, a comunidade FEIana aguarda ansiosamente pela confirmação da nova data da corrida.

AIChE FEI

A vitória mais recente conquistada pelos alunos da FEI foi por meio da equipe AIChE FEI. Em agosto, o Capítulo Estudantil participou da competição Chem-E-Car Competition da 2022 BSRC - Brazil Student Regional Conference, do AIChE – American Institue of Chemical Engineers, desafio estudantil a nível mundial que demanda aos estudantes a criação de um protótipo de um carro movido à energia de fonte química. O veículo deve percorrer uma distância pré-definida, que se estabelece em torno de 15 a 30 metros, de forma segura e parando mais próximo possível da marca. Esta competição, no entanto, envolve um grande desafio aos estudantes, pois a metragem dessa distância é informada aos competidores somente 1h antes da prova, fazendo com que eles tenham que controlar as variáveis de propulsão e parada do carro.

O time de alunos da FEI, formado por estudantes das Engenharias Química, Mecânica e Elétrica competiu com dois carros intitulados por eles de “Saboinha 3.0” e “Saboinha 4.0” em homenagem ao fundador da FEI, Pe. Sabóia de Medeiros, cuja missão segue sendo aplicada como norte e inspiração para alunos, professores e funcionários da Instituição. Na Chem-E-Car Competition, o Capítulo Estudantil da FEI conquistou o 1º lugar em performance com o Carro Saboínha 3.0, 2º lugar em performance com o Carro Saboínha 4.0, além do 2º e 3º lugar na Categoria Pôster. À luz dessa inspiração e motivados para um novo desafio, os alunos da FEI se classificaram para a etapa mundial, que acontecerá neste mês de novembro, na cidade de Phoenix, Estados Unidos.