Alunos da FEI conquistam posições de destaque na 63ª Edição do Congresso Brasileiro do Concreto

24/10/2022

Estudantes ganharam evidência em três posições no pódio geral das competições, promovidas pelo IBRACON

Engajados na missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, sustentável, humana e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a equipe Concreto FEI conquistou novas posições de destaque ao participarem da 63ª Edição do Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto). Na competição, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de outubro em Brasília, os alunos da FEI ganharam evidência em três posições no pódio geral, ficando em 2º lugar na categoria COCAR (Concreto Colorido de Alta Resistência), 2º lugar na categoria Concrebol (Bola de Concreto) e 3º lugar no APO (Aparato de Proteção ao Ovo).

“A equipe deste ano participou pela primeira vez dos concursos e já teve um desempenho muito bom, mostrando que a FEI está consolidada entre as melhores do Brasil. A participação dos estudantes no projeto Concreto FEI, com todas as suas etapas, desde o planejamento até a execução dos protótipos e ensaios para verificação de desempenho nos concursos do Ibracon, é parte integral da formação de competências técnicas e de ‘soft skills’ dos futuros profissionais de Engenharia Civil egressos da FEI””, reforçou o professor do Curso de Engenharia Civil da FEI, Kurt Amann, que também é coordenador e orientador do projeto Concreto FEI.

Historicamente, o Congresso promovido pelo IBRACON é reconhecido por ser o maior evento técnico-científico nacional, que reúne profissionais, pesquisadores e estudantes para conhecer as tendências em pesquisas, tecnologias, projetos, construção e manutenção das estruturas de concreto. Ao todo, de acordo com a organização, nesta edição do congresso foram apresentados 287 trabalhos realizados por estudantes e empresas brasileiras de todo o País. Todos os trabalhos são avaliados por uma comissão científica, formada por 103 profissionais de empresas do setor construtivo.

Além das categorias destacadas no pódio da equipe FEIana, o congresso também envolve outras categorias de competição. Entre elas o “Quem Sabe, Faz ao Vivo”, onde a equipe prepara o concreto na hora, “Do It Yourself” e o “Ousadia”, que envolve estudantes de engenharia e arquitetura num desafio de projeto conjunto. Nestas, o Concreto FEI também é reconhecido por fazer história. Em 2020, durante a realização da 62ª Edição do Congresso Brasileiro do Concreto, mesmo em período de quarentena devido à pandemia de Convid-19, os alunos da FEI receberam menção honrosa de melhor trabalho apresentado no concurso “Ousadia”. No ano seguinte, em 2021, a equipe manteve seu destaque, conquistando o 1º lugar no concurso “Do It Yourself” com o concreto criativo versão fluída.

“Nossa ideia é que, cada vez mais, possamos ampliar esse reconhecimento na formação do egresso da FEI na área de materiais de construção civil, gerar conhecimento e capacitar nossos jovens engenheiros civis para o mais alto nível da tecnologia do concreto, além, é claro, de manter o nosso reconhecimento nos concursos estudantis”, finalizou o professor.

Sobre a equipe Concreto FEI

O projeto, fundado em 1997, inicialmente visava apenas participar da competição APO (IBRACON). Porém, com o grande apoio e investimento da FEI na área de engenharia civil a equipe se tornou uma das maiores equipes do Brasil. A Equipe Concreto FEI foi por muitas vezes campeã de competições nacionais e internacionais, além de realizar a publicação de artigos científicos, desenvolver soluções de concreto inovadoras e continuar buscando, até os dias atuais, novas áreas de atuação. Os alunos membros da equipe Concreto FEI adquirem diariamente novas experiências e prática com todo tipo de ensaio, maquinário, manuseio e teorias que envolvem soluções de concreto. Além de desenvolver conhecimentos técnicos e de gestão, que simulam uma empresa de engenharia de pequeno/médio porte.