Cinco dicas de podcasts para ajudar nos cuidados com a saúde mental

07/10/2022

Pesquisa aponta que consumo de programas em áudio aumentou cerca de 132% no período pós pandemia

Indo muito além do uso de máscaras e álcool em gel, a pandemia de Covid-19 trouxe mudanças impactantes para a rotina e novos hábitos de muitos brasileiros. Dentre essas mudanças, a que destacamos aqui é sobre o consumo de podcasts. De acordo com o levantamento divulgado recentemente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o consumo de podcasts no Brasil apresentou um ‘boom’ no período pós-pandemia, apresentando um crescimento de mais de 132%. Ainda de acordo com o levantamento, os programas em áudio são ouvidos com frequência por mais de 41 milhões de brasileiros, contra 17 milhões registrados em 2019.

A grande vantagem destes formatos de áudio é que eles podem ser consumidos enquanto realizamos outras tarefas – o que parece na medida para muitos estudantes, diante de tantas matérias para estudar e revisar. E se você está buscando alternativas para relaxar e refletir neste período, que muitas vezes pode ser estressante e corrido, preparamos aqui algumas sugestões de podcasts especiais sobre cuidados com a saúde mental. Confira!

É nóia minha?

Neste podcast, a apresentadora Camila Fremder conversa com seus convidados, sobre os pensamentos que podem atrapalhar o seu sono, momentos de descanso ou até fazer você perder o foco em uma atividade importante. Inseguranças, distúrbios alimentares, procrastinação e relações sociais conflituosas são algumas das pautas discutidas no programa.

Reprograme seu cérebro cast

Neste podcast os ouvintes encontram dicas de como controlar melhor suas emoções, aumentar a sua energia e seu foco. Nos episódios, são debatidos temas como estresse, tomadas de decisões, otimização de tempo e hábitos que podem influenciar na melhora da rotina.

Estamos bem?

Neste podcast, os apresentadores abrem espaço para discussões sobre o autoconhecimento, fator que é extremamente importante nesta fase de escolhas sobre qual profissão seguir, qual graduação cursar e como tomar decisões importantes. A cada programa, são abordadas questões como realização de sonhos, resiliência, frustração, vocação e gestão de tempo.

Para dar nome às coisas

Autocobrança, medo de fracassar, busca pela perfeição e excesso de comparação com as demais pessoas são alguns dos temas abordados nos episódios deste podcast. Apresentado pela jornalista Natália Sousa, o programa tem como foco a abordagem em temas que auxiliem os ouvintes para deixarem a saúde mental em dia. Se algum destes temas lhe soa familiar, #ficadica para conferir.

Saúde Mental Importa Sim!

O Programa é conduzido por uma ONG que atende pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e foi criado para falar sobre como lidar com questões psicológicas.

Fonte: conteúdo construído com base nas dicas compartilhadas pelo Guia do Estudante