Notícias Fei

FEI organiza ROBÓTICA 2022, o maior evento de Robótica da América Latina

FEI organiza ROBÓTICA 2022, o maior evento de Robótica da América Latina


  06/10/2022

Mais de 2.200 pessoas já fizeram a pré-inscrição para o evento, formado por competições, mostras, programação científica e tecnológica

Entre os dias 17 e 22 de outubro, das 9h às 18h, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) será sede para o maior evento de robótica da América Latina, o Robótica 2022, reconhecido nacional e internacionalmente por reunir apresentações de pesquisas, projetos, congressos e competições de robótica autônoma e de Inteligência Artificial. A edição deste ano terá formato híbrido, com competições disputadas por equipes presenciais e de participação remota. Ao todo, a FEI – maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina, estima receber cerca de 2.200 pessoas durante o evento, que será realizado no Campus de São Bernardo do Campo. A entrada será gratuita e aberta para todo o público. Para participar, basta confirmar presença no site.

Ao longo dos cinco dias do Robótica 2022 acontecerão oito agendas diferentes. Entre elas, destacam-se: Competição Brasileira de Robótica (CBR); a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); a Mostra Nacional de Robótica (MNR); o Workshop de Robótica Nacional (WRE); o Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR); o Latin American Symposium (LARS); o Latin American Robotics Competition (LARC); o Workshop de Teses e Dissertações em Robótica (WTDR) e o Concurso de Teses e Dissertações em Robótica (CTDR). Mais de 500 instituições do País e do exterior já confirmaram a participação no evento. Em números, estima-se a presença de, pelo menos, 1.200 alunos de Ensino Superior e 123 professores. Já do Ensino Médio, estima-se a participação de 320 alunos e mais de 80 professores. 

Clique aqui para conferir a programação de cada dia do evento

 Equipe RoboFEI, campeã mundial

De acordo com o professor Reinaldo Bianchi, Coordenador do Robótica 2022 na FEI e também coordenador do projeto RoboFEI na categoria de robôs humanoides, durante o evento, a FEI também destacará novidades do projeto. Historicamente, a equipe RoboFEI, formada por professores e alunos de todos os cursos da FEI, é reconhecida nacional e internacionalmente por seu desempenho em competições de robótica e inteligência artificial. Neste ano, a equipe conquistou o 1º lugar na RoboCup Mundial, realizada na Tailândia, ao vencer a competição da categoria de robôs at_Home – popularmente conhecidos como robôs de serviços.

“No Robótica 2022 apresentaremos novos robôs nas categorias ‘Small Size’ e ‘Humanoides’, utilizados em competições de futebol robótico, bem como do ‘at_Home’, desenvolvidos para testar tecnologias de localização, navegação, visão e análise comportamental e social. Além disso, a FEI apresentará no Robótica 2022 um robô inteiramente novo, voltado para uso em agricultura”, contou o docente FEIano.

Confira também a edição especial do FEI Play sobre o Robótica 2022:

 Agendas do Robótica 2022

Como nas versões anteriores, o ROBÓTICA 2022 terá dois eixos principais de atividades. Entre eles, destacam-se os de caráter científico, que têm por objetivo reunir pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de toda América Latina das áreas de Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Robôs e outras relacionadas. Promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação, os eventos desse eixo são o XIV Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), XIII Workshop de Robótica Educacional (WRE), V Concurso de Teses e Dissertações em Robótica (CTDR) e V Workshop de Teses e Dissertações em Robótica (WTDR).

O segundo eixo envolve as competições promovidas pela RoboCup Brasil, associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar e aprimorar pesquisas sobre Inteligência Artificial (IA) e robótica no Brasil. As competições são: a XVI Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), XX Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a XII Mostra Nacional de Robótica (MNR).

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras patrocinadas pelo governo federal, que se utiliza da temática da robótica para estimular os jovens a buscarem carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR é destinada a todos os estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional.

A CBR, realizada desde 2003, é considerada a maior competição universitária de robótica do País. Ela é composta pelas categorias “Small Size Soccer”, com partidas de dois times com seis robôs pequenos, de até 150mm de altura e 180mm de diâmetro; “Liga Humanoide”, em que as partidas são disputadas por robôs autônomos com corpo e sentidos que imitam humanos; “Liga de Plataforma Padrão RoboCup”, em que os robôs operam de forma totalmente autônoma, sem nenhum tipo de controle externo; “Simulation 2D”, uma liga de futebol simulada em duas dimensões, em que duas equipes de 11 agentes autônomos inteligentes jogam uma partida de futebol recebendo informações limitadas sobre a situação do jogo, devendo decidir sua ação pensando na equipe como um todo; e “Simulation 3D”, em que duas equipes virtuais de 11 robôs autônomos humanoides jogam futebol em 3 dimensões.

Além disso, acontecerão dois eventos internacionais, promovidos em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Um deles é o XIX IEEE Latin American Robotics Symposium (LARS), composto por sessões técnicas e palestras de apresentação de testes e artigos técnicos. O outro é a competição XXI IEEE Latin American Robotics Competition (LARC),

Já a Mostra Nacional de Robótica é uma competição voltada a alunos do ensino médio, que exibirão seus trabalhos relacionados à robótica.

“Estamos entusiasmados com a edição deste ano do Robótica. Contamos com uma programação abrangente, que promoverá enorme troca de conhecimento e ajudar a impulsionar o setor de robótica e inteligência artificial no País. Além disso, trata-se da primeira edição com participação presencial do público desde o início da pandemia”, explica o professor da FEI, Reinaldo Bianchi. Mais informações sobre o ROBÓTICA 2022 podem ser encontradas no site oficial do evento.