Simpósio de Iniciação Científica da FEI premiará melhores projetos apresentados por alunos de Graduação

16/09/2022

12ª edição do SICFEI será realizado no dia 22 de setembro, em formato presencial, no Campus da FEI e aberto a toda comunidade

Faltam poucos dias para a realização do SICFEI (Simpósio de Iniciação Científica, Didática e de Ações Sociais de Extensão da FEI), um evento que reúne projetos de iniciação científica, tecnológica e de inovação, didática e de ações sociais de extensão, de alunos de todos os ciclos e cursos da FEI, incluindo Administração, Ciência da Computação e as sete engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Automação e Controle e Engenharia de Robôs – a única em nível de ensino superior do País).

O evento será realizado presencialmente no dia 22 de setembro, com exposição a partir das 11h e abertura oficial às 15h30, no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo, com apresentações abertas gratuitamente para toda a comunidade. Neste ano, o SICFEI, que já está em sua 12ª edição, terá a exibição e apresentação de 91 artigos resultantes dos projetos de iniciação desenvolvidos pelos alunos.

Os temas abordados nas pesquisas destacam-se por sua imensa diversidade com diferentes abordagens. Algumas delas incluem pesquisas científicas com Python, efeitos de radiação ionizante (TID), economia circular, geração de energia solar, sistema de arrefecimento automotivo, nanofios transistores, redes neurais convolucionais, prototipagem de UPS, nano partículas magnéticas, sensores ultrassônicos, entre outros.

Os projetos de iniciação apresentados são incentivados pela FEI desde o primeiro ano de graduação e, de acordo com a professora Michelly de Souza, Coordenadora dos Programas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, e Didática da FEI e membro do Comitê Organizador, o SICFEI também promove uma oportunidade para que o aluno desenvolva outras habilidades, além das técnico-científicas. “Desenvolver um projeto de Iniciação em qualquer dos Programas que a FEI oferece é bastante importante para quem está em busca de habilidades e conhecimentos que vão além daqueles adquiridos ao longo do curso de graduação. É uma oportunidade para o aluno ampliar seu conhecimento técnico-científico, além de capacitar-se para apresentar e discutir seus resultados, independentemente da área em que o projeto se insere. É um aprendizado que pode ser levado para outros âmbitos e atividades, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados não apenas para a pesquisa, mas para qualquer atividade profissional na qual o aluno possa se envolver no mercado”, ressaltou.

Além da professora Michelly de Souza, também estão envolvidos na organização no SICFEI o Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa, professor Dário Henrique Alliprandini e a Coordenadora do Pro-Base, professora Carla Andrea Soares de Araújo. Os trabalhos apresentados serão avaliados por um Comitê de Avaliadores, que definirão os cinco trabalhos que serão premiados nas categorias “Iniciação Científica”, Iniciação Tecnológica e Inovação” e “Iniciação Didática”.

Acessando o site da FEI, é possível conferir as edições anteriores e o Projetos de Iniciação Científica vencedores nos últimos anos.