AIChE FEI ganha novo destaque e acumula títulos em competições realizadas em Fortaleza

09/08/2022

Já reconhecido mundialmente, Capítulo Estudantil da FEI participou e conquistou premiações em três competições diferentes realizadas no Nordeste

O mês de agosto de 2022 começou com grandes conquistas para os alunos da FEI. Na última sexta-feira (5), o Capítulo Estudantil AIChE FEI (American Institute of Chemical Enginners) acumulou uma série de premiações e classificações na 2022 Brazil Student Regioal Conference nas competições ChemE Jeopardy Competition, AIChE Paper Competition e AIChE Poster Competition, realizadas entre os dias 3 e 5 de agosto, na cidade de Fortaleza, capital Cearense.

Historicamente, a competição de Pôster é baseada em uma sessão de apresentações exclusivas para estudantes de graduação, com projetos e pesquisas construídas na instituição de ensino ou em estágio. As apresentações são avaliadas por uma banca de juízes que, em sua maioria, são engenheiros químicos da indústria ou da área acadêmica. Nesta competição, a equipe FEIana acumulou premiações em 1º, 2º e 3º lugar.

Na Paper Competition, o processo de avaliação é semelhante à Poster Competition, com a diferença do recurso visual, que é eletrônico e com apresentação em slides. Nesta edição, o Capítulo Estudantil AIChE FEI também foi destaque, conquistando o 1º lugar, tornando-se o representante brasileiro na etapa mundial, 2022 AIChE Annual Student Conference, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de novembro, na cidade de Phoenix, AZ, Estado Unidos. O 2º lugar também foi conquistado pelo AIChE FEI.

Por fim, a terceira competição, ChemE Jeopardy é tradicionalmente focada em perguntas e respostas. A cada rodada, os temas são apresentados como respostas e os estudantes devem formular a pergunta correspondente a cada resposta. O diferencial desta competição é que os temas são quase todos relacionados ao universo da Engenharia Química. Desta forma, os participantes são estimulados a revisar assuntos estudados durante o curso de forma dinâmica e lúdica. Na competição realizada este ano em Fortaleza, a equipe AIChE FEI conquistou o 3º lugar.

Sobre a equipe AIChE FEI

Fundado em setembro de 2019, o AIChE FEI é o 12º capítulo estudantil a surgir no Brasil e o segundo no Estado de São Paulo. Desde então, a FEI faz parte do grupo seleto de IES do AIChE (American Institute of Chemical Engeneers), a maior instituição de engenheiros químicos do mundo, que tem como principal foco desenvolver trabalhos, pesquisas e projetos de cunho acadêmico, social e profissional para competições regionais, nacionais e internacionais. No Brasil só existem somente 13 universidades ligadas ao American Institute of Chemical Engeneers e a FEI é uma delas.

Mesmo sendo uma das equipes mais recentes entre as competições, o Capítulo Estudantil AIChE FEI já é reconhecido mundialmente por seu acúmulo em títulos e prêmios. Entre eles, destaca-se a conquista obtida em 2020, o AIChE FEI recebeu o “Outstanding Student Chapter Award”, concedido aos capítulos estudantis de maior destaque no mundo, além de ser bicampeão brasileiro (2020 e 2021) do Chem-E-Car Competition. Recebeu ainda em 2020 o SAChE Safety Award, concedido durante a etapa mundial do Chem-E Competition para o melhor projeto mundial no quesito segurança.