O maior polo educacional de robótica da América Latina, a FEI, sediará mais uma vez a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). O evento acontecerá presencialmente, com a etapa regional marcada para ocorrer nos dias 29 e 30 de julho (sexta e sábado), das 8h às 18h, no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo, com entrada gratuita e aberta à comunidade.
Em entrevista, o professor Flávio Tonidandel, que é vice-reitor de Extensão e Atividades Comunitárias e Coordenador do curso de Engenharia de Robôs da FEI, destaca que desde 2012 a FEI já é reconhecida por sediar a OBR, não só as etapas regionais, como estaduais também. “Historicamente, a FEI participou de sua concepção, em 2006/2007 e ajudou a tornar um dos maiores eventos de robótica do mundo. A OBR está também conectada com a RoboCup Brasil e recebe fomento do Governo Federal. Fazer parte de um projeto de sucesso como a OBR é um orgulho muito grande para a instituição, e faz parte de nossa missão de transformar e evoluir a sociedade”, complementou.
Tradicionalmente, a etapa regional reúne estudantes do ensino fundamental, médio e técnico para colocarem seus robôs à prova em competições práticas. Cerca de 100 equipes serão divididas em dois níveis, sendo que o nível 1 é voltado para alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental e o nível 2 aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e todos os alunos do ensino médio e técnico. Para esta edição, estima-se a participação de cerca de 500 pessoas nas regionais da FEI, entre estudantes, professores, juízes e pesquisadores da área.
Durante a competição, os robôs programados pelos estudantes devem realizar o “resgate de vítimas” de uma situação de desastre em um ambiente simulado. Para somar pontos, os robôs devem agir de forma autônoma para superarem períodos difíceis (redutores de velocidade); transporem caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha); desviar de elementos desconhecidos (obstáculos) e subir níveis (rampas) para conseguirem salvar as vítimas, que são simuladas com esferas brancas e pretas, transportando-as para uma região segura (área de resgate), onde os humanos já poderão assumir os cuidados. Ao passarem pela regional, as equipes vencedoras serão classificadas para a etapa estadual da OBR, que acontecerá no dia 27 de agosto, tendo também como sede o Campus da FEI, em São Bernardo do Campo.
Ainda em entrevista, o professor e Vice-Reitor da FEI também destacou o papel da instituição como colaboradora para o crescimento da robótica no País. “Neste ponto de vista, a FEI se firma como um grande centro de excelência em robótica no Brasil, não apenas pelas suas pesquisas, equipes vencedoras ou tecnologias de ponta, mas também por estimular os jovens e as crianças a se interessarem, estudarem e desenvolverem seus interesses pela tecnologia, ciência, matemática e, principalmente, robótica e programação”, afirmou.
Acompanhe as agendas de robótica este ano na FEI:
OBR (Etapa Regional)
Data: 29 e 30 de julho de 2022. Das 8h as 18h
Local: Campus da FEI, em São Bernardo do Campo.
Informações: https://www.obr.org.br/
OBR (Etapa Estadual)
Data: 27 de agosto de 2022. Das 8h as 18h
Local: Campus da FEI, em São Bernardo do Campo.
Informações: https://www.obr.org.br/
Robótica 2022
Data: De 15 a 21 de outubro 2022
Local: Campus da FEI, em São Bernardo do Campo
Informações: Robótica 2022 – Conferências de robótica no Brasil (robotica.org.br)