FEI inaugura laboratório em parceria com empresa Toledo do Brasil

13/07/2022

HUB ICT, localizado no campus da FEI em São Bernardo do Campo, terá como foco o desenvolvimento de pesquisas e projetos em tecnologias de pesagens e balanças

Seguindo a missão de promover uma sociedade mais desenvolvida, sustentável, humana e justa, através do ensino, pesquisa e extensão, a FEI, em parceria com a Toledo do Brasil, inaugurou na última terça-feira (28), o novo laboratório HUB ICT – Inovação, Ciência e Tecnologia.  O espaço agora integra a ampla rede de laboratórios da FEI, que são dedicados para o desenvolvimento de novos projetos e pesquisas por estudantes e pesquisadores.

Em entrevista, o Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato, destacou a importância da construção de novos projetos e tecnologias que atendam não somente o mercado, mas que também estejam em sintonia com o bem-estar social. “A inauguração do HUB ICT é um momento emblemático de expressão da missão da FEI, que congrega tanto formar pessoas qualificadas como a geração de tecnologias e conhecimentos de fronteira que vão pautar a inovação em sintonia com o setor produtivo e o mercado. Assim como em outros projetos, nós temos muitos alunos, professores e pesquisadores envolvidos em soluções de alto valor agregado com benefícios ao nosso País, a nossa região, à economia e ao bem comum. É a missão da FEI expressa em projetos, pessoas e na sociedade que formaremos para o futuro”, ressaltou.

No novo laboratório, serão desenvolvidas soluções focadas em tecnologias de pesagens e balanças rodoviárias, ferroviárias e também de varejo, com melhorias propostas em sistemas estruturais, controles e desenvolvimento de softwares.

De acordo com o Diretor-Presidente da Toledo do Brasil, Paulo Eric Haegler, a perspectiva para a criação de novos trabalhos é bastante positiva, considerando que a empresa já possui um histórico consolidado de relacionamento com a FEI. “Já atuamos com alunos da FEI há aproximadamente 30 anos na área de engenharia. Mais de cem alunos já colaboraram com a Toledo do Brasil. E o HUB ICT mostra que ainda podemos crescer mais. Vamos desenvolver novas tecnologias relacionadas a imagens e avanços que permitirão o desenvolvimento de soluções com custos mais atraentes do que nós temos hoje”, explicou.

Em sua composição, o HUB ICT é coordenado pela professora Dra. Michele Rodrigues, do curso de Engenharia Elétrica da FEI, acompanhada do professor Dr. Wellington Pinheiro na coordenação dos trabalhos da área de Engenharia Mecânica, curso ao qual pertence o docente. Atualmente, o HUB já possui 14 alunos estagiários, atuando diariamente em pesquisas e projetos. “Eu comecei a estagiar aqui no laboratório no começo de abril deste ano e, desde então, estou trabalhando com um projeto próprio, cuidando do desenvolvimento e de toda a parte estrutural. É interessante porque aqui eu divido o espaço com diversos colegas de vários cursos e isso permite que a gente adquira uma experiência muito boa com relação ao ambiente de trabalho”, destacou Rafael de Oliveira Guarizza, aluno do Engenharia Mecânica da FEI e um dos atuais estagiários do laboratório.

Também presente na solenidade de inauguração, Pe. Theodoro Peters, S.J., que é Presidente da FEI - Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, falou sobre a importância do fortalecimento das relações entre o acadêmico e a indústria. “O relacionamento é fundamental, porque nós precisamos conversar com todos os agentes da sociedade. Nós estamos induzindo os alunos a uma boa preparação, ao desenvolvimento de suas qualidades pessoais, sua sensibilidade, seu autodomínio, sua vontade. O aluno vai responder de acordo com a sua percepção, com a sua visão de mundo, o que ele deseja e buscar soluções. Então, eu acho uma grande oportunidade os estudantes trabalharem juntos, em harmonia com os professores, orientadores e também com aqueles que colocam a teoria na prática, que são as empresas”.

Além do Presidente da FEI, do Reitor e do Diretor-Presidente da Toledo do Brasil, o evento também contou com a presença do Coordenador da AGFEI (Agência FEI de Inovação) Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta; da Profª Dra. Michele Rodrigues, Coordenadora do Laboratório; Chefes de Departamento e professores convidados. Por parte da Toledo do Brasil, o evento também contou com a participação do Diretor Vice-Presidente, Edson José Freire; do Gerente das Engenharias de Desenvolvimento e Qualidade, Wagner Barone Perini; do Gestor da Gestão de Projetos, Almir Santos da Silva e do Analista de Gerenciamento de Projetos da Toledo do Brasil, Leonardo Marques Dragoni.

Também estiveram presentes os alunos representantes do laboratório HUB ICT, bem como os representantes do VR-FEI e ROBOFEI que, na ocasião, apresentaram os seus projetos para os visitantes.

Na visão do Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, coordenador da AGFEI, a parceria também renderá um diferencial único para os alunos ingressantes no grupo de trabalho do HUB ICT. “Essa parceria com a Toledo permite oferecer aos alunos, além de toda a vivência acadêmica, essa vivência do mundo real, do mundo da empresa. Isso certamente traz a estes estudantes um diferencial. Hoje a inovação é um eixo transversal dentro do ensino, pesquisa e extensão do tripé da universidade e, no fundo, nós temos muito a contribuir com esse processo de inovação", complementou.

Confira também a edição especial do FEI Play sobre o evento de inauguração: