Notícias Fei

Ganhando mais eficiência, Robô Hera, do projeto RoboFEI, recebe novo material doado pela FESTO

Ganhando mais eficiência, Robô Hera, do projeto RoboFEI, recebe novo material doado pela FESTO


  01/06/2022

Novo manipulador, peça fundamental para o manuseio de objetivos, garante mais aderência, leveza e facilidade nos movimentos da máquina

O mês de maio, marcado pelo retorno de muitos eventos presenciais na FEI, também trouxe novidades para o projeto RoboFEI. No último dia 19, a equipe recebeu um material de doação da empresa FESTO, que irá complementar as peças que compõem o robô da categoria de serviços, popularmente conhecida como “Robô Hera”. Ganhando mais eficiência, a Robô Hera agora terá um novo manipulador, uma peça fundamental para que o robô de serviços consiga manusear objetos de diferentes tamanhos, estruturas e pesos. Diferente do que era utilizado anteriormente, o material doado pela FESTO garante mais aderência, leveza e facilidade para que o robô manuseie os objetos.

Representando a empresa durante a visita ao Campus da FEI, em São Bernardo do Campo, Daniel Santos, consultor de vendas da FESTO Didactic, falou sobre a importância da aproximação da empresa ao ambiente acadêmico para o desenvolvimento de novas soluções nos processos industriais. “A FEI é uma referência na formação de engenheiros e o que nós buscamos ao longo do tempo é conseguir estreitar ainda mais esse relacionamento para que, além de empregar os engenheiros que a FEI vem trazendo para o mercado, talvez, também, no futuro, podermos contar com a parte de pesquisa e desenvolvimento da FEI na nossa área industrial. Faz parte do conceito FESTO compartilhar tecnologia, ter a academia sempre próxima da indústria”, destacou.

Para o professor Plínio Aquino Júnior, coordenador do curso de Ciência da Computação FEI e também coordenador do projeto RoboFEI na categoria @Home, a aproximação dos alunos do projeto com a empresa traz um diferencial para o aprofundamento nos estudos sobre os diferentes formatos para a área robótica. “Esse compartilhamento de um equipamento especializado pela FESTO, com uma presença madura de mercado e testado em vários ambientes de negócio, representa mais um degrau. Agora, os nossos alunos conseguirão testar novas soluções, validando os aprendizados que já tivemos com o nosso antigo modelo. A FESTO é uma referência em robótica de serviços por estudar novos formatos para a área robótica, trazendo análises de comportamentos e isso é diferencial. Me anima bastante essa proximidade com a FEI”.

Sobre o projeto RoboFEI

O projeto RoboFEI existe desde 2003, quando começou a desenvolver e aprimorar robôs que competiam nas categorias de futebol de robôs da IEEE e RoboCup. Hoje, o projeto agrupa estudantes de todos os níveis em um único lugar, aproximando alunos de graduação em Ciência da Computação, Eng. Elétrica, Automação e Controle, e Eng. Mecânica, aos resultados e avanços mais modernos e atuais em inteligência artificial e robótica.

Atualmente, o projeto é composto por três categorias diferentes de robôs, sendo elas Humanoide, Small Size e @Home – categoria de robôs de serviços, sendo reconhecido nacional e internacionalmente com premiações em ambas as categorias.