A equipe FEI Baja acaba de acumular mais um título de reconhecimento nacional. No último domingo (24), a equipe fechou com chave de ouro a competição Baja SAE Brasil, organizada em São José dos Campos, na Grande São Paulo. Entre provas estáticas e dinâmicas, a equipe de alunos da FEI venceu a 1ª e 2º colocação na competição. Com a premiação mais recente, a equipe acumula agora o seu 9º título na SAE Brasil.
Para concorrer ao prêmio, a equipe FEI Baja precisou vencer outras 68 equipes de alunos de todo o País, incluindo instituições públicas e particulares. A competição deste ano também foi um marco histórico por sua retomada após dois anos de interrupção das atividades presenciais, devido à pandemia. Entre as avaliações, foram consideradas as categorias de: projeto, eventos dinâmicos, enduro e avaliações gerais da competição, marcando o ganho do 1º e 2º lugar para os alunos da FEI.
Historicamente, a equipe FEI Baja é reconhecida por ser a única a conquistar 9 títulos nacionais, além de colecionar outros quatro títulos mundiais da competição, sendo considerada uma das mais tradicionais do Brasil e também a equipe sul-americana com mais títulos mundiais. O projeto, que é coordenado pelo professor André Mendes, do curso de Engenharia Mecânica, inclui alunos de diversas engenharias da FEI. Dentre elas destacam-se alunos da engenharia mecânica, produção, elétrica, automação e controle e alunos da engenharia de robôs – a única no País.
Sendo um projeto institucional direcionado exclusivamente para estudantes da graduação, o Baja é um veículo off Road, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas. Tornando-se eneacampeã nacional, a equipe da FEI agora já está classificada para concorrer na etapa mundial da SAE, prevista para ocorrer ainda neste ano.