Notícias Fei

Cinco opções de passeios gratuitos em São Paulo

Cinco opções de passeios gratuitos em São Paulo


  20/04/2022

Contato com a natureza e atrações culturais são alternativas para quem busca mudar a rotina em meio à cidade

Com a chegada do fim de semana e feriado, organizar a agenda para um passeio pode ser uma boa ideia para quem deseja fugir um pouco da correria do dia a dia. Melhor ainda se essa opção for gratuita, não é mesmo? Pensando nisso, separamos cinco sugestões de passeios gratuitos em São Paulo para você aproveitar com os amigos e com a família. 

Confira:

Museu da Energia

Para você que é fã de engenharia elétrica e também de história, o Museu da Energia pode ser uma boa opção de passeio para incluir na agenda. Depois de passar por algumas reformas, a estrutura atual conta com novas salas e recursos audiovisuais que abordam temas como a história da iluminação pública na cidade e o uso sustentável da energia. No prédio de dois andares, o visitante também encontra exposições em vídeos, fotos e objetos que compõem a história os serviços de iluminação pública de São Paulo. 

Endereço: Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos.
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 17h.

Jardins do Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga é um dos pontos turísticos mais importantes e procurados em São Paulo. É considerado um passeio obrigatório para todos que desejam conhecer melhor a história da cidade e do Brasil. O Parque do Ipiranga também é um local que reúne diversas surpresas e contato com a natureza em meio à cidade, sendo um espaço ideal para caminhar, praticar esportes ou mesmo andar de skate.

Endereço: Rua Brigadeiro Jordão, 149 – Ipiranga.
Horário de funcionamento: Diariamente, das 05h às 20h.

Centro Cultural de São Paulo

Se você também é fã de arte, pode incluir CCSP (Centro Cultural de São Paulo) na sua lista para visitar. O espaço é popularmente conhecido por suas variadas programações culturais. Atualmente, o local reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, além de um amplo conjunto de bibliotecas, espaços expositivos e opções de cursos. 

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado e domingo, das 10h às 18h.

Parque da Água Branca

Criado em 1929, o Parque da Água Branca foi construído com o intuito de ser um recinto de exposições e provas zootécnicas. Em 1996, foi tombado oficialmente como um bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico. É considerado uma boa alternativa para passeio gratuito, especialmente para quem busca por um refúgio em meio à cidade. O espaço é ideal para ler um livro, praticar esportes ao ar livre, meditar, participar de aulas de yoga ou até mesmo um piquenique com a família e/ou amigos. 

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca
Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 06h às 20h

Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é reconhecida por conter o maior acervo de filmes da América do Sul e por ser membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAT. De acordo com o site oficial, o acervo compreende mais de 40 mil títulos e um amplo material documental, tanto textuais, como fotográficos e também iconográficos. 

Há um ano e meio, a cinemateca sofreu com episódios de alagamentos da região e, devido às condições, permaneceu fechada até então. Mas já possui data para reabertura: dia 13 de maio.

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino.
Reabertura: 13 de maio de 2022.

Crédito Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Paulo