Notícias Fei

Equipe Fórmula FEI ganha destaque em reportagem especial no programa SP1

Equipe Fórmula FEI ganha destaque em reportagem especial no programa SP1


  01/09/2021

Professor Fábio Delatore, do Depto. de Eng. Elétrica da FEI, e alunos integrantes do projeto foram entrevistados, trazendo como pauta a categoria de carros elétricos

No último sábado (28), a FEI foi mais uma vez referência para a grande imprensa. Em uma reportagem especial produzida pelo programa SP1, da TV Globo, a Equipe Fórmula FEI recebeu destaque, mostrando os bons exemplos para a mobilidade do futuro.

Na série ‘Respirar’, a TV Globo trouxe como pauta os problemas da poluição em São Paulo, apontando a emissão de CO² dos veículos como um dos principais agentes poluentes na qualidade do ar. Como exemplo para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, o SP1 mostrou o trabalho desenvolvido com a equipe Fórmula FEI, destacando a categoria ‘Elétrico’. 

Entrevistado pela equipe de reportagem, Rayce dos Santos Dantas, aluno de Engenharia Mecânica da FEI, falou sobre a relação do estudo teórico com o desenvolvimento da parte prática do projeto. “É uma coisa que você vê ali na sala de aula, mas aqui você aplica mesmo. Coloca a mão na massa. O estudante já consegue sair daqui preparado para desenvolver tecnologias mais eficientes, promissoras no âmbito do veículo elétrico e até mesmo em outro tipo de combustível que seja focado na emissão zero de carbono”, explicou.

Rayce, que também é capitão da equipe Fórmula FEI falou, ainda, sobre a oportunidade de poder atuar diretamente no desenvolvimento de novas soluções para o futuro. “Quando eu era criança, tinha 5 anos, eu vivia desenhando carrinhos nas folhas de papel e hoje nós estamos aqui, construindo um carro de verdade mesmo e colocando para rodar. É muito legal saber que o meu sonho lá na infância está se tornando realidade hoje”, contou.

Consultado como especialista, o professor Fábio Delatore, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e que também é coordenador do projeto Fórmula FEI da categoria Elétrico, explicou a multidisciplinaridade trabalhada com os alunos envolvidos na equipe. “Um aluno de Engenharia de Produção vai contribuir com todo o entendimento na parte de produção de peças, se está sendo feito da maneira adequada. Já o aluno de Engenharia Elétrica traz todo o entendimento dele para que a gente possa utilizar os melhores materiais e os melhores equipamentos do ponto de vista de tração. O Engenheiro Mecânico também nos dá o suporte para que tudo isso se movimente”, exemplificou.

De olho no futuro

Historicamente, o Fórmula FEI é um dos projetos institucionais da FEI que coloca os alunos em contato direto com o mercado, conectando os futuros profissionais com a mesma tecnologia empregada na indústria. “O papel do engenheiro é esse. Criar novas tendências, tendo como exemplo o próprio carro elétrico, para poder colocar nas montadoras o jeito certo de fazer”, ressaltou Victor Bononi Gonçalves, aluno de Engenharia Mecânica da FEI e que também integra o time.

Os alunos que participam do projeto são desafiados a desenvolverem um sistema de propulsão elétrica (motor elétrico, inversor de frequência e baterias) além de soluções inovadoras e criativas em outros subsistemas do veículo tais como freios, suspensão, direção, chassis e transmissão. O projeto participa de competições como o Fórmula SAE Brasil, onde passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing.

Em sua história, o projeto foi campeão nacional na competição SAE Brasil – 2015 e, na última competição presencial, realizada em novembro de 2019, no município Piracicaba, o Fórmula FEI Elétrico também conquistou premiações ficando em 3º lugar na categoria de Eficiência Energética e Geral, 2º lugar na categoria de Autocross e 1º lugar na categoria de Enduro.

Para conferir outras reportagens com a participação de professores e alunos da FEI, basta acessar o FEI na Mídia, disponível em nosso site.