Racismo e diversidade no mundo empresarial

28/05/2018

Livro de docente da FEI sobre o tema ganha prêmio e destaque em veículo de comunicação internacional

Fruto de uma tese de doutorado, o livro “Executivos Negros: racismo e diversidade no mundo empresarial” (Edusp, 2016), escrito pelo professor Pedro Jaime, do Departamento de Administração do Centro Universitário FEI, recebeu no final de 2017 dois prêmios importantes: o Jabuti, na categoria Economia, Administração e Negócios e o ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) na categoria Ciências Humanas.

A primeira tiragem da obra se esgotou em menos de um ano e não circulou apenas no mundo acadêmico, fato que proporcionou muita satisfação para Jaime: “Ele despertou o interesse de jornalistas, de profissionais de empresas, de ativistas dos movimentos sociais, dentre outros públicos. As mensagens que tenho recebido pelas minhas redes sociais me chegam como uma injeção de ânimo”, conta.

Resultado de entrevistas com executivos negros de duas gerações diferentes, além de conversas com ativistas antirracistas, representantes do setor público, lideranças empresariais, gestores de RH, consultores de diversidade, o livro mostra que a construção das trajetórias destes profissionais passou por transformações importantes no Brasil entre o final dos anos 1970 e o início do século XXI, apontando para um cenário mais favorável neste novo século

O sucesso do livro, mais especificamente seu conteúdo, também teve repercurção interncional. O Prof. Pedro Jaime foi convidado pelo Financial Times - um dos veículos de comunicação mais renomados do mundo - para dar sua contribuição sobre o tema "Diversidade Racial no Brasil", em um artigo escrito pelo jornal.

Acesse o link e confira o artigo. https://on.ft.com/2sfhIER