Notícias Fei

Descargas Elétricas: Professora da FEI explica possíveis acidentes domésticos e como evitá-los

Descargas Elétricas: Professora da FEI explica possíveis acidentes domésticos e como evitá-los


  13/08/2021

Professora Michele Rodrigues, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI, foi fonte para reportagem especial no programa Hoje em Dia, na TV Record

Seja por economia ou praticidade, as soluções caseiras para serviços de manutenção fazem parte da rotina de muitas pessoas. Mas poucos sabem dos grandes riscos por trás destas ações. Convidada para participar de uma reportagem especial no programa Hoje em Dia, exibido pela TV Record, a professora Michele Rodrigues, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI, trouxe alertas especiais para os acidentes com descargas elétricas que podem acontecer ao trocarmos uma lâmpada ou chuveiro, por exemplo.

“Tenha medo da energia elétrica. Isso é o mais importante. Não tenha excesso de confiança, por mais que você entenda sobre instalação elétrica. Hoje, existem vários equipamentos que podem auxiliar até um leigo a detectar se há corrente elétrica ou não. Temos as canetas de teste que emitem um alerta sonoro quando você se aproxima de um cabo condutor e ela vai te mostrar se tem energia elétrica ou não”, explicou.

Além das dicas, a professora da FEI também destacou outros pontos de prevenção a possíveis descargas elétricas em casa. “Certifique-se que há um aterramento, que é obrigatório, principalmente para as instalações novas. Mas se a instalação é velha, faça uma adequação. Temos também outros dispositivos como o ‘DR’ – Dispositivo Residual, que pode te alertar se você está ou não com fuga de corrente e que você pode tomar um choque”.

Para conferir a reportagem completa, basta acessar o site da TV Record.