Notícias Fei

Exploração Espacial: entrevistado pelo Estadão, professor da FEI fala sobre voo organizado pela Blue Origin

Exploração Espacial: entrevistado pelo Estadão, professor da FEI fala sobre voo organizado pela Blue Origin


  19/07/2021

Primeiro voo suborbital do mundo a ser realizado sem piloto e com tripulação composta somente por civis, está previsto para esta terça-feira (20)

Em exatas duas semanas após deixar o comando da Amazon, o empresário Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo, se prepara agora para embarcar em um foguete da Blue Origin, sua empresa de exploração espacial, para uma viagem ao espaço. O voo, que será o primeiro suborbital do mundo a ser realizado sem piloto e por tripulação composta somente por civis, está previsto para decolar nesta terça-feira (20), às 10h (horário de Brasília), em uma área remota e desértica do Texas. O lançamento do foguete será transmitido ao vivo pelo site da Blue Origin.

 Consultado como fonte para a reportagem especial no jornal O Estado de S. Paulo, o professor Cássio Barbosa, astrofísico da FEI, explicou que, apesar dos riscos inerentes, realizar a viagem é uma tarefa factível para a Blue Origin. “O procedimento proposto pela Blue Origin é um tipo de lançamento balístico já bastante conhecido e dominado há muito tempo. O voo lembra muito os lançamentos do projeto Mercury, que antecederam as Apollo”, afirmou.

Para conferir a reportagem completa publicada na edição impressa e também no online, basta acessar o portal do jornal O Estado de S. Paulo.