Notícias Fei

Professor da FEI participa de painel sobre mudanças climáticas no ESG Forum

Professor da FEI participa de painel sobre mudanças climáticas no ESG Forum


  21/06/2021

Jacques Demajorovic, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEI, falou dos desafios para a sustentabilidade e sobre a descarbonização da economia

O papel das corporações no combate às mudanças climáticas e os grandes desafios para a sustentabilidade ganharam foco no evento ESG Forum, organizado pelo TI Inside, no último dia 17 de junho. Como convidado, o professor Jacques Demajorovic, do Departamento de Pós-Graduação em Administração da FEI, foi fonte para palestrar no evento.

Durante a apresentação no ESG Forum, que foi transmitido de forma virtual, o professor da FEI trouxe análises sobre a descarbonização da economia. "Se olharmos para o princípio das motivações vemos que o crescente aquecimento global e suas diversas causas entre elas: as emissões de CO2, queima de combustíveis fósseis e desmatamento entre outras, só contribuem para um horizonte de muita apreensão para o futuro da economia, mesmo sendo elas consequências de seu próprio crescimento", analisou o professor. "Grande parte do CO2 e metano lançados no ambiente são gerados em função de atividades econômicas (60%) como a pecuária, manipulação de aterros sanitários, plantações etc. Tudo isso, como já sabemos, elevam a temperatura global e trazem consequências desastrosas ao clima da Terra", reiterou.

Ainda de acordo com o especialista, a descarbonização da economia já é uma grande expectativa das novas gerações de gestores, além de ser um processo irreversível e urgente. "A transição para uma economia de baixa emissão de CO2 exige avanços e eficiência com uso de novos modelos energéticos renováveis e tecnologia", ressaltou. "Além disso, empregar novos modelos de gestão como de economia compartilhada e modelos circulares, desmaterialização e foco na transformação de produtos em serviços podem em alguma medida alterar o futuro que agora se vê à frente".

"Hoje há toda uma nova geração de pessoas que ficam muito mais no compartilhamento ao invés da posse. Muito disso se evidenciou durante este período de pandemia, mas já vinha sendo estimulado pelo uso de meios de transporte alternativos e públicos, o compartilhamento e espaços de trabalho enfim tudo que de alguma forma demonstrasse esse foco em modelos outros mais acessíveis, com resíduo zero, e de integração entre inovação e tecnologia", apontou.

Para conferir a reportagem completa do evento, basta acessar o site do TI Inside.