Notícias Fei

Efeito Joule: Professora Michele Rodrigues, do Depto. de Eng. Elétrica da FEI, foi fonte para reportagem especial no UOL Tilt

Efeito Joule: Professora Michele Rodrigues, do Depto. de Eng. Elétrica da FEI, foi fonte para reportagem especial no UOL Tilt


  17/06/2021

Matéria abordou exemplos de aplicação do fenômeno físico para explicar o funcionamento de torneiras elétricas

Nesta semana, tivemos mais um FEI na Mídia com participação especial. Em uma reportagem publicada no UOL Tilt, a professora Michele Rodrigues, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI, foi fonte para falar sobre o Efeito Joule, um fenômeno físico bastante conhecido pelos alunos de engenharia, que consiste na conversão de energia elétrica em calor quando uma corrente passa por um elemento condutor.

Na reportagem, o Efeito Joule foi utilizado para explicar o funcionamento das torneiras elétricas e os mecanismos envolvidos para que a água seja aquecida. "Da mesma forma que os chuveiros, as torneiras elétricas apresentam uma resistência interna que é energizada, aquecendo-a. A água que passa ao redor dessa resistência também é aquecida em função da troca de calor", explicou a professora da FEI.

A reportagem ainda trouxe dicas para os leitores que desejam instalar torneiras elétricas em casa, alertando sobre os principais cuidados para o processo. Para conferir a publicação completa, basta acessar o site clicando aqui.