A construção do BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade), virou notícia na reportagem publicada pelo jornal Diário do Grande ABC, nesta sexta-feira (21). O novo sistema fará ligação entre São Bernardo a São Paulo, passando por Santo André e São Caetano, com previsão para começar a operar no inicio de 2023. Para trazer análises sobre os impactos sociais nos bairros que vão receber o corredor, que terá 18 quilômetros de extensão e 23 estações, o professor Fernando Ribeiro, do Departamento de Engenharia Civil da FEI, foi fonte para o jornal.
Em entrevista, o professor alertou que é preciso ter cuidado para que não haja degradação no entorno das estações, tendência já verificada em alguns projetos de BRT. Para isso, o especialista também explica que o projeto precisa contemplar aspectos arquitetônicos e antropológicos. “As estações e o entorno precisam ser lugares agradáveis, onde as pessoas tenham vontade de circular”, apontou, ressaltando a necessidade de se incluir ciclovias ao corredor, como opção de intermodalidade para quem usa a bicicleta como meio de locomoção, por exemplo.
Para conferir a apuração completa do Diário do Grande ABC sobre a construção do BRT, basta acessar o site do jornal clicando aqui.