Notícias Fei

Professor Fernando Ribeiro, do Departamento de Eng. Civil da FEI, foi fonte para reportagem no DGABC

Professor Fernando Ribeiro, do Departamento de Eng. Civil da FEI, foi fonte para reportagem no DGABC


  21/05/2021

Em entrevista, especialista trouxe análises sobre construção do BRT, sistema de transporte que fará ligação entre cidades do ABC com São Paulo

A construção do BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade), virou notícia na reportagem publicada pelo jornal Diário do Grande ABC, nesta sexta-feira (21). O novo sistema fará ligação entre São Bernardo a São Paulo, passando por Santo André e São Caetano, com previsão para começar a operar no inicio de 2023. Para trazer análises sobre os impactos sociais nos bairros que vão receber o corredor, que terá 18 quilômetros de extensão e 23 estações, o professor Fernando Ribeiro, do Departamento de Engenharia Civil da FEI, foi fonte para o jornal.

Em entrevista, o professor alertou que é preciso ter cuidado para que não haja degradação no entorno das estações, tendência já verificada em alguns projetos de BRT. Para isso, o especialista também explica que o projeto precisa contemplar aspectos arquitetônicos e antropológicos. “As estações e o entorno precisam ser lugares agradáveis, onde as pessoas tenham vontade de circular”, apontou, ressaltando a necessidade de se incluir ciclovias ao corredor, como opção de intermodalidade para quem usa a bicicleta como meio de locomoção, por exemplo.

Para conferir a apuração completa do Diário do Grande ABC sobre a construção do BRT, basta acessar o site do jornal clicando aqui.