Notícias Fei

Centro de Soluções 5G, fruto da parceria entre FEI, Ericsson e Vivo, recebe destaque na revista Época Negócios

Centro de Soluções 5G, fruto da parceria entre FEI, Ericsson e Vivo, recebe destaque na revista Época Negócios


  19/05/2021

Iniciativa funcionará como um polo tecnológico e terá Internet das Coisas como segmento âncora das linhas de pesquisa e desenvolvimento

A implantação do Centro de Soluções 5G, fruto de uma parceria entre FEI, Ericsson e Vivo Empresas, também virou notícia para a reportagem publicada na revista Época Negócios. Trazendo destaque para o cenário de transformação digital no país, especialmente para a indústria 4.0, a revista também apontou os benefícios da nova tecnologia em três campos principais: “internet móvel de alta qualidade, que possibilita novas experiências imersivas, como realidade virtual e realidade aumentada; comunicações de missão crítica, que demandam uma conexão ultra estável, confiável e de baixa latência, como o controle remoto de infraestruturas críticas em fábricas, carros autônomos e robôs industriais; e a internet das coisas, que possibilita a conexão massiva de milhares de sensores, possibilitando a criação de novas aplicações e soluções industriais”.

Na FEI, a rede integrará os recursos digitais de variadas regiões do campus, como dos laboratórios de manufatura digital, laboratório de indústria 4.0, laboratório de IoT (Internet das Coisas), e também do Centro de Laboratórios Mecânicos da FEI, onde máquinas CNC adicionais estarão conectadas e operando de forma integrada - é um ambiente semelhante ao que se encontrará nas empresas mais avançadas em alguns anos.

“Com a formalização dessa parceria, a FEI confirma e reforça seu olhar para as megatendências das próximas décadas, o que inclui a manufatura digital e inteligente, em um contexto de integração e conectividade que representa a base da Quarta Revolução Industrial. Ganham a FEI e os parceiros pelo acesso e desenvolvimento de tecnologias de última geração, a indústria brasileira pelo suporte à inovação, produtividade e competitividade e os alunos que estarão vivenciando a construção desses novos mercados e dinâmicas baseados em negócios e arquiteturas conectadas e inteligentes - e que vão muito além das indústrias, sendo o 5G central aos avanços da mobilidade autônoma, tecnologias imersivas, robótica e cidades inteligentes, por exemplo. Não se trata somente da implantação de uma nova tecnologia na instituição, mas de garantir que nossos profissionais do futuro estejam capacitados para desenvolver soluções originais para desafios inéditos que, como sociedade, ainda viremos a enfrentar”, ressalta o Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato. 

Para conferir a reportagem completa publicada na Revista Época Negócios, basta acessar o site clicando aqui.

Para saber mais informações sobre a nova parceria com a FEI e a implantação do 5G no campus, clique aqui.