Notícias Fei

FEI participa de evento internacional sobre mobilidade autônoma

FEI participa de evento internacional sobre mobilidade autônoma


  10/05/2018

Única Instituição de ensino a palestrar no evento, FEI apresenta tendências e reflexões sobre mobilidade e sua visão sobre Inovação

Um dos desafios que a humanidade tem enfrentando nos dias atuais e que se intensificará nas próximas décadas é a questão da mobilidade, especialmente a urbana. Segundo estatísticas, em 2030 seremos aproximadamente 8 Bilhões de pessoas se deslocando em um mundo que será cada vez mais urbano, com cidades super habitadas, e com grandes concentrações de pessoas. Isso com certeza demandará soluções e alternativas para que possamos continuar com um direito sagrado da humanidade: o de ir e vir, algo que hoje já está difícil, mas que pode se agravar.

E foi para discutir sobre o tema que o Centro Universitário FEI foi convidado para participar do CBMM Niobium Rome E Prix 2018, um workshop organizado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) em paralelo com a etapa europeia da Fórmula E, entre os dias 12 e 14 de abril, em Roma, na Itália. Única instituição de ensino a integrar a programação do evento, a FEI esteve representada pelo coordenador da Plataforma de Inovação FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato, que foi um dos palestrantes do workshop.

Com o tema Initial thoughts: Our Mobilility for Future Challenges, (Nossa Mobilidade para Desafios Futuros) o Prof. Gustavo compartilhou com os convidados –  CEO´s de montadoras de veículos, fabricantes de sistemas automotivos, membros de startups, investidores estrangeiros, membros de esquipes de corrida automobilística e da FIA - as tendências futuras da mobilidade; não só a tecnologia vislumbrada, mas a necessidade de inserção e protagonismo do ser humano no processo de transformação, solução dos grandes temas e disrupção.

Além das provocações feitas sobre o tema, o professor compartilhou com os especialistas, como a FEI tem se posicionado para a formação do profissional do amanhã, utilizando como exemplo a Plataforma de Inovação. “Foi uma grande oportunidade que tivemos de apresentar o posicionamento da FEI em termos de visão de futuro, tecnologia, formação e projetos que desenvolvam as competências do amanhã, além das pesquisas e tecnologias desenvolvidas na Instituição”, ressaltou.

Uma vez que o workshop estava sendo realizado em uma etapa da Fórmula E (categoria de veículos fórmula elétricos da FIA) o professor Gustavo apresentou o que a FEI tem desenvolvido em termos de pesquisas e inovações em veículos elétricos – uma das alternativas sustentáveis e inovadoras para mobilidade urbana no futuro – utilizando como exemplo o projeto Fórmula FEI – Elétrico, que tem desenvolvido inovações no projeto e que podem ser aplicados na indústria automobilística. “A visibilidade que a FEI obteve em termos de Instituição inovadora, em um evento internacional, com agentes de setores importantes como de IoT, Mobilidade, Cidades Inteligentes foi de extrema importância, pois comprova que continuamos na vanguarda do ensino inovador e de qualidade”, destaca Prof. Gustavo.

Além da participação no workshop, o professor teve a oportunidade de acompanhar todas as atividades do grande prêmio, interagindo diretamente com engenheiros, equipes, pilotos e a organização - o que, segundo o professor, propiciou diversas articulaçõmes de interesse para a FEI – além de um workshop sobre smart cities, no qual estavam o príncipe de Mônaco, Jean Todt (ex-diretor da FIA) e o Alejandro, presidente da F-E.