Mobilidade: em entrevista no Auto Esporte, professor da FEI fala sobre o uso de energias renováveis e analisa os investimentos em carros elétricos no Brasil

09/04/2021

Prof. Fábio Delatore, do Depto. de Engenharia Elétrica da FEI, foi fonte para reportagem especial

Nesta semana, as energias renováveis aplicadas aos carros elétricos foram destaque na coluna ‘Um só Planeta’, da revista Auto Esporte. Na reportagem, foram abordados os fatores que atualmente contribuem para que haja pouca relevância na venda de carros elétricos no Brasil e, dentre as barreiras, o que ganha realce é o baixo investimento do país em recargas com energias renováveis. "A infraestrutura é sem dúvida um problema para a venda de carros elétricos no Brasil. Nos últimos anos, pontos de recarga foram instalados, inclusive em rodovias, principalmente no trecho Rio-São Paulo. E algumas fabricantes estão se esforçando para fazer o mercado crescer, mas há falta de incentivo do poder público e pouco se fala em energias renováveis", explicou o professor Fábio Delatore, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI, em entrevista para o portal.

A reportagem abordou, ainda, que alguns fabricantes e empresas estão investindo bastante no segmento e na instalação de eletropostos nos últimos anos. De acordo com a publicação, “atualmente, o país tem perto de mil pontos de recarga no Brasil, distribuídos em postos de gasolina, shoppings, supermercados e estacionamentos, principalmente”. Para conferir a reportagem completa com a participação do professor da FEI, basta acessar o site.

EletroPosto ABB-FEI

A FEI é uma das únicas instituições de Ensino Superior do país que possui um eletroposto dentro do campus. Em parceria com a ABB, o Centro Universitário FEI tem uma fonte de abastecimento de energia para as baterias de veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in. Seguindo as tendências mundiais de cidades cada vez mais sustentáveis, o Eletroposto instalado no campus de São Bernardo do Campo da FEI é um dos 3 existentes em todo o ABC Paulista e único em um campus universitário. Para saber mais, acesse: https://fei.edu.br/eletroposto/#header