Em seu primeiro ano de existência, AIChE FEI já acumula prêmios de reconhecimento nacional e mundial

03/11/2020

Atividades de cunho social, educacional e ambiental, realizadas antes e durante a pandemia, trouxeram destaque para conquista de espaço da equipe

O ano não é de comemoração somente pelo primeiro aniversário de existência do capítulo acadêmico do AIChE FEI, mas também pelo ganho de seu primeiro prêmio de reconhecimento mundial, o “Outstanding Student Chapter Award”, que só é concedido aos capítulos estudantis de maior destaque no mundo, pelo Instituto Americano de Engenheiros Químicos. A premiação baseia-se no impacto proporcionado pelo capítulo à sociedade e é a maior conquista que um AIChE pode receber. A cerimônia de entrega do prêmio deste ano será virtual, com transmissão programada para o dia 15 de novembro.

O aluno do 9º ciclo de Engenharia Química da FEI e presidente do AIChE, João Vitor Garcia, reforça a gratificação da equipe em receber o prêmio de nível mundial no primeiro ano de existência do capítulo. “Este prêmio vem para nos mostrar que fizemos e estamos fazendo um trabalho muito grande de engajamento à comunidade FEIana. Espero que as próximas equipes continuem dedicadas à essas causas e mantenham o AIChE sempre vivo na realização e empenho dos projetos”, ressalta.

Em breve, a equipe que atualmente é formada por 26 alunos da FEI também abrirá um processo seletivo para que novos estudantes possam fazer parte do capítulo estudantil. Na composição atual, o grupo é formado por alunos do curso de engenharia química, ciência da computação e engenharia mecânica.

Para o professor e coordenador do curso de engenharia química da FEI, Ricardo Belchior, estar entre as 300 instituições do mundo a integrar o AIChE e receber o prêmio com apenas um ano de existência, é surpreendente e reforça ainda mais a dedicação da equipe, que começou a ser formada ainda no começo de 2019. “Não é atoa que o curso de engenharia química da FEI também está entre os melhores do país”, destaca.

No Brasil, somente 13 universidades possuem capítulos estudantis. Na FEI, os alunos dedicados ao AIChE  atuam na realização de projetos de cunho educacional, social e ambiental. Ao longo de seu primeiro ano, a equipe empenhou-se em atividades focadas para trazer mais envolvimento dos alunos de cada curso, propondo atividades extracurriculares para o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. Além das ações sociais e educacionais, como doações de cestas básicas e atividades em centros de reabilitação em São Bernardo do Campo, durante a pandemia, o grupo também manteve-se empenhado na organização de atividades online, com a transmissão de webinars e lives sobre os mais variados temas.

#OrgulhoFEI

Assim como no prêmio mundial “Outstanding Student Chapter Award”, neste ano, a equipe AIChE FEI também foi vencedora da Chem-E-Car Competition, realizado durante a Conferência Regional de Estudantes da AIChE de 2020, no começo do ano, em Salvador. A Competição Chem-E-Car do AIChE desafia os alunos de graduação a desenvolverem e construir um carro movido por uma fonte de energia química, que deve transportar com segurança um peso especificado. “Logo estarei formado, mas acredito que o AIChE que construímos na FEI veio com muita força e tenho certeza que isso permanecerá na nossa identidade. Espero que as próximas equipes permaneçam com essa mesma garra e alcancem muitos outros reconhecimentos, assim como os conquistamos neste ano”, conclui João Vitor.

Confira também o vídeo preparado pelo aluno em nosso YouTube!