FEI realiza cursinho de reforço escolar para alunos de escolas públicas

09/04/2018

O projeto tem como objetivo fazer revisão de conteúdos e preparar os alunos para o ENEM e vestibulares

Desde 2013, o Centro Universitário FEI, promove gratuitamente atividades de reforço para alunos da rede pública da região, que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio e que desejam prestar o ENEM e vestibulares. As aulas do Cursinho FEI são realizadas pelos próprios alunos da FEI, sob a supervisão e orientação dos professores da Instituição. Atualmente o projeto atende cerca de 60 jovens, em aulas semanais de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, com duração de 1h40 cada.

Dayana Rosa Mazini, aluna de Administração da FEI, é uma das monitoras e está no projeto desde 2015. “Já dei aula de português e de história. Hoje, fico na parte de estruturação e dou voluntariamente aulas extras de espanhol, já que a matéria não faz parte da grade oficial”. A jovem já tinha interesse em seguir a área acadêmica e conta que a possibilidade de dar aulas aumentou ainda mais essa vontade.

O processo seletivo é simples e é feito apenas para se certificar que o aluno realmente será comprometido com o curso. Os interessados preenchem uma ficha no site do projeto e escrevem uma redação para avaliação. André Oliveira Bocchi, aluno da E. E. Profª Clarice de Magalhães Castro, é um dos participantes do Cursinho FEI. “Quero prestar vestibular para medicina, foi um dos motivos que me fez querer fazer parte, porque preciso aprender o máximo possível para passar. Acredito que com as aulas estarei mais preparado”, conta.

Por ser um projeto acadêmico, todos os monitores que dão aulas precisam fazer dois relatórios ao ano e cumprir o número determinado de horas. Assim, eles ganham horas complementares e uma bolsa-auxílio da FEI. De acordo com a monitora Dayana, o projeto também serviu para quebrar a visão que alguns dos jovens tinham sobre a FEI. “Muitas vezes, eles pensam que a FEI é só para quem tem dinheiro. E nós mostramos que existem outras possibilidades e que eles podem ingressar na universidade com programas de assistência”, diz.

O coordenador do Cursinho FEI, professor Raúl Fernandes, comenta que o projeto tem ajudado os alunos a conquistarem o sonho de ingressarem em uma universidade, como também a formarem melhor os futuros profissionais que sairão da FEI.  “A gente se sente útil em poder ajudar esses jovens que mais precisam. No entanto, eles também ajudam os alunos da FEI. Notamos que eles estão com mais empatia, melhor comunicação e trabalho em grupo. Mas acima de tudo, com uma melhor reflexão sobre sociedade e participação social”, destaca.

Serviço- Cursinho FEI

Site: http://cursinhofei.wixsite.com/cursinhofei