Recentemente, o CNPq divulgou o resultado da Chamada CNPq nº 23/2025 – Bolsas de Produtividade do CNPq. Na FEI, quatro professores tiveram suas bolsas renovadas, com vigência a partir de agosto de 2026.
Ao todo, são 10 bolsistas de Produtividade em Pesquisa ativos, distribuídos entre diferentes departamentos e níveis da modalidade.
Esse reconhecimento evidencia a relevância da produção científica desenvolvida por nossos pesquisadores.
Conheça a seguir nossos pesquisadores contemplados:
Marcilei Aparecida Guazzelli, Professora do Departamento de Física – Renovação
Bolsa de Produtividade: PQ-C (2026-2029)
Contexto da pesquisa: O projeto "Efeitos da Radiação Ionizante em Materiais à Base de Grafeno e Dispositivos" busca compreender como a radiação altera as propriedades destes materiais, a fim de contribuir para o desenvolvimento de componentes mais robustos, confiáveis e resistentes à radiação.
Michelly de Souza, Professora do Departamento de Engenharia Elétrica e Vice-Reitora de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI – Renovação e Progressão
Bolsa de Produtividade: PQ-B (2026-2030)
Além da renovação da bolsa, a vice-reitora também teve progressão para o nível PQ-B, reconhecimento de sua trajetória e produção científica.
Contexto da pesquisa: Com o título "Transistores Nanotecnológicos de Próxima Geração: Viabilizando a Computação Quântica e Inteligência Artificial em temperaturas Extremas", a pesquisa envolve a caracterização elétrica e a simulação de transistores em temperaturas que variam de 4 K a 580 K. A caracterização de transistores nessas condições não é apenas uma investigação acadêmica, mas uma necessidade tecnológica para viabilizar a próxima geração de sistemas eletrônicos de alto desempenho adequados para operação nos mais diversos ambientes.
Reinaldo Augusto da Costa Bianchi, Professor do Departamento de Engenharia Elétrica – Renovação
Bolsa de Produtividade: PQ-C (2026-2029)
Contexto da pesquisa: Com o título "Humanoides em Toda Parte: A Convergência da Robótica Antropomórfica com a Inteligência Artificial", seu projeto propõe o desenvolvimento de uma arquitetura de software e Inteligência Artificial para robôs humanoides, com foco em sistemas capazes de levar a inteligência digital para o mundo físico e atuar em setores como comércio, agricultura e saúde.
Salvador Pinillos Gimenez, Professor do Departamento de Engenharia Elétrica - Renovação
Bolsa de Produtividade: PQ-C (2026-2029)
Contexto da pesquisa: O "Estudo do Impacto do Estilo de Leiaute de Porta da Segunda Geração no Desempenho Elétrico dos MOSFET" investiga MOSFETs de segunda geração com geometrias de porta não convencionais e diferentes estilos de leiaute, buscando explorar seus benefícios e aplicações em condições variadas de temperatura, radiação ionizante e campos magnéticos externos.
Jacques Demajorovic, Professor e Coordenador da Pós-graduação em Administração
Bolsa de Produtividade: PQ-C (2025-2028)
Contexto da pesquisa: O projeto "Desafios e Perspectivas para Investigação de Aspectos Sociais no Fechamento de Minas: uma Proposta de Modelo de Governança Territorial a partir do Estudo de Caso em Itabira/MG" analisa os desafios e as oportunidades para a integração das dimensões sociais nos processos de fechamento de minas, com a proposta de um modelo de governança territorial que fortaleça a participação dos diferentes atores sociais e contribua para uma transição pós-mineração mais justa e sustentável.
Marcelo Antonio Pavanello, Professor do Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa de Produtividade: PQ-A (2025-2030)
Contexto da pesquisa: O projeto "Inovações em Dispositivos Semicondutores Nanotecnológicos para a Computação Quântica" traz uma investigação com foco no comportamento de dispositivos de tecnologia CMOS em temperaturas criogênicas. A pesquisa busca gerar conhecimento para o desenvolvimento de modelos de simulação e para o aprimoramento de tecnologias relacionadas à computação quântica.
Renato Camargo Giacomini, Professor do Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa de Produtividade: PQ-2 (2024-2027)
Contexto da pesquisa: O projeto "Dispositivos de Efeito de Campo com Variações Geométricas e de Materiais: Estudo, Modelagem e Simulação Numérica" estuda, modela e realiza simulações numéricas de dispositivos de efeito de campo com diferentes geometrias e materiais, buscando aumentar seu desempenho e sua versatilidade em aplicações tecnológicas avançadas.
Ricardo Belchior Torres, Professor do Departamento de Engenharia Química e Vice-reitor de Ensino e Pesquisa
Bolsa de Produtividade: PQ-C (2025-2028)
Contexto da pesquisa: A pesquisa intitulada "Estudos Termodinâmicos, Espectroscópicos e Computacionais de Sistemas Contendo Solventes Verdes" realiza estudos experimentais e modelagem de sistemas líquidos contendo Solventes Eutéticos Profundos e Líquidos Iônicos. Os resultados buscam explicar os principais efeitos físicos, químicos e estruturais observados nos sistemas estudados.
Roberto Carlos Bernardes, Professor do Departamento de Administração
Bolsa de Produtividade: PQ-C (2025-2028)
Contexto da pesquisa: O projeto intitulado "Desenvolvimento de Capacidade de Governança do Ecossistema de Inovação e Deep Techs" investiga como startups desenvolvem capacidades de governança de seus ecossistemas de inovação para gerar inovações radicais capazes de enfrentar grandes desafios sociais e ambientais, como mudanças climáticas, desindustrialização e desigualdade social.
Rodrigo Trevisoli Doria, Professor do Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa de Produtividade: PQ-2 (2024-2027)
Contexto da pesquisa: Sua pesquisa intitulada "Confiabilidade em Dispositivos Integrados Avançados e sua Aplicação em Circuitos Eletrônicos" estuda a confiabilidade de dispositivos integrados, incluindo tecnologias como transistores SOI, nanofios de silício, UTBBs e memórias RERAM, com aplicações em Internet das Coisas e Computação Quântica.
Para saber mais sobre os pesquisadores da FEI contemplados com bolsas do CNPQ, acesse a página oficial, clicando aqui.