Notícias Fei

Professor de Engenharia Elétrica da FEI esclarece instabilidades dos sinais de Wi-Fi

Professor de Engenharia Elétrica da FEI esclarece instabilidades dos sinais de Wi-Fi


  16/07/2026

Cleiton Fidelix foi fonte de reportagem do Jornal da Record nesta quarta-feira (15)

Na última quarta-feira (15), o Professor Cleiton Fidelix, do curso de Engenharia Elétrica da FEI, foi consultado pelo Jornal da Record sobre as variações que ocorrem nos sinais de Wi-FI.

O professor realizou alguns testes, no Centro de Laboratórios Elétricos da FEI, que mostram a queda da força do sinal com a aproximação de alguns objetos do roteador, como galões de água, peças metálicas e até o corpo humano. Esses elementos funcionam como uma barreira, refletindo ou absorvendo as ondas de rádio e enfraquecendo a conexão.

O especialista da FEI  indicou, ainda, qual o melhor posicionamento possível para o roteador, para que seja aproveitado o máximo da internet local. “Um ponto importante é posicionar o roteador no centro para ter a cobertura em toda a casa, mas em um espaço aberto, que terá o menor número de obstáculos possível, justamente para fluir melhor o sinal.” 

Por fim, ele ainda explicou o que aqueles que possuem casa com dois andares devem fazer para aproveitar a conexão da maneira mais adequada. “Quando você tem dois andares, o ideal seria você ter um sistema de um roteador para cada andar. O ideal é colocar também em uma posição mediana. Tudo isso contribui para você ter uma qualidade melhor na sua rede Wi-Fi.”

Assista à reportagem completa no canal do Jornal da Record no YouTube.

```