O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta terça-feira, a elevação do etanol na gasolina de 30% para 32%. O assunto virou tema de reportagem para a produção do Jornal Hoje, da TV Globo, que consultou o Professor Fernando Fusco, do curso de Engenharia Mecânica da FEI, como fonte.
Durante reportagem, o professor explicou as mudanças que devem ocorrer para o consumidor.
“Esperamos de 1 a 1,5% de aumento do consumo de combustível ou redução da autonomia do veículo. Na prática, é muito difícil perceber uma variação pequena de consumo. Mas para aqueles motoristas que rodam bastante, que conhecem o carro e têm o trajeto bem mapeado, perceberão uma pequena variação nesse sentido.”
Além disso, Fernando Fusco também relatou de que maneira os veículos movidos somente a gasolina podem ser afetados por essa mudança. “Dependendo da montadora, do desenvolvimento que foi feito, pode ser que o limite de 30 para 32% chegue no máximo possível de tolerância de alguns veículos. Pode ser que acenda a lâmpada de mal funcionamento do painel do veículo.”
O professor esclareceu, ainda, como verificar se um eventual problema está relacionado ao novo teor de etanol. “Caso apareça alguma anomalia, acenda a lâmpada de mal funcionamento do motor, uma primeira verificação é abastecer com combustível premium, ver se o motor volta para a condição normal de operação. Assim, conseguimos associar o teor de etanol a uma eventual falha.”
Para assistir à matéria completa, basta acessar a página do Jornal Hoje no Globoplay.