A Administração continua sendo uma das áreas de conhecimento mais procuradas no Brasil. É o que aponta o Censo da Educação Superior de 2024, realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e que foi divulgado neste segundo semestre. De acordo com o levantamento, 2024 somou 653 mil matrículas, dado que não ficou muito atrás de 2023, que registrou 655 mil matrículas. Segundo especialistas do Semesp, entidade que representa as mantenedoras de Ensino Superior do País, o interesse pela administração se dá pela crescente valorização das competências amplas trabalhas na área, como pensamento crítico, comunicação, liderança e decisões baseadas em dados.
É acompanhando essas tendências do mercado que a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) está com inscrições abertas para o Programa de Mestrado e Doutorado em Administração.
O Programa de Pós-graduação em Administração da FEI está entre os melhores do País na avaliação da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). No levantamento mais recente, o Mestrado e o Doutorado em Administração da FEI aparecem com nota 5, o que reafirma a excelência do ensino, classificando-o como “muito bom” pela CAPES.
Para os interessados em garantir uma vaga na área, as inscrições estarão abertas até o dia 27 de novembro, com provas agendadas para 2 de dezembro e entrevistas logo na sequência, programadas para ocorrerem de 8 a 10 de dezembro. Já os resultados dos aprovados, estão previstos para a data do dia 13 de dezembro.
Atualmente, a Pós-graduação em Administração da FEI disponibiliza três áreas de concentração e linhas de pesquisa, sendo elas: “Transformações Sociais: Gestão, Empreendedorismo e Marketing”, “Operações e Gestão Sustentável” e “Gestão da Tecnologia e Inovação”. Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário de interesse disponibilizado no site da FEI.
Primeiro curso de Administração do País e da América Latina
Muitos são os motivos que fazem a FEI estar entre as instituições de Ensino Superior com maior destaque pelo País e pelo mundo. Entre os exemplos, está o pioneirismo na Administração. O curso da FEI São Paulo foi o primeiro de nível superior criado na América Latina, estruturado em 1941, ano de Fundação da instituição, nos moldes da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard. Desde então, é reconhecido por formar profissionais, que possam atuar com visão empreendedora em organizações, além de desenvolver habilidades e conhecimentos que conferem a capacidade de articular nas mais diversas áreas de empresas do Brasil e do exterior.
Além do pioneirismo, a instituição mantém-se como referência no País pelo nível de qualidade no ensino. Prova disso é a avaliação mais recente do curso no Enade 2022 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Apenas 5,5% dos cursos superiores do Brasil conquistaram conceito 5 na avaliação (considerada a nota máxima) e a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) está, mais uma vez, entre elas.